Plutão em Capricórnio: você nunca mais vai viver esse trânsito
Planeta só entrará novamente nesse signo em 2274
Você viveu toda a transformação que Plutão pediu a você nos últimos 15 anos? Você se permitiu ir nas profundezas da sua área capricorniana? Pois, esses são os últimos dias do trânsito de Plutão em Capricórnio. Nunca mais viveremos esse trânsito – a não ser que você viva até o ano de 2274.
Plutão em Capricórnio começou em janeiro de 2008 e durou 15 anos. Desde 2023, nós estamos iniciando os primeiros passos de Plutão em Aquário, que vai durar 20 anos. Mas o planeta está ainda em um "vai e volta" entre Capricórnio e Aquário desde então. Mas isso acaba agora.
É a última vez que Plutão retorna ao signo de Capricórnio, entre 01/09 e 19/11/2024. Depois disso, o planeta assume os ares aquarianos até 2043.
E o que esses últimos passos de Plutão em Capricórnio significam? Pois vamos descobrir isso a partir de agora.
DE CAPRICÓRNIO PARA AQUÁRIO
Desde 2008, Plutão esteve no signo da tradição, da estrutura, do foco, da persistência, ou seja, Capricórnio.
Plutão é um planeta poderoso. Significa vida e morte, regeneração e transformações profundas.
Os últimos momentos de Plutão em Capricórnio são altamente significativos em termos astrológicos, representando um período de conclusão e transformação profunda.
Plutão em Capricórnio tem desafiado e desmantelado estruturas de poder e instituições que se tornaram rígidas. Nos últimos momentos desse trânsito, essa energia pode se intensificar, revelando as últimas peças de um sistema que precisa ser reestruturado ou reformulado.
Com Plutão se preparando para entrar em Aquário, há uma mudança iminente do foco em estruturas tradicionais e hierárquicas (Capricórnio) para um foco em inovação, mas também coletividade e igualdade (Aquário).
Os últimos momentos em Capricórnio servem como uma fase de encerramento, onde as bases antigas devem ser firmemente encerradas para dar espaço às novas ideias e paradigmas que virão com Plutão em Aquário.
O MUNDO COM PLUTÃO EM CAPRICÓRNIO
Plutão transforma sem piedade tudo o que tem a ver com o signo em que o planeta está transitando. É isso que temos visto desde 2008.
A transformação profunda de Plutão vem sempre a partir de uma crise, neste caso, estrutural, que tem tudo a ver com Capricórnio. Estes são alguns dos acontecimentos mundiais que estão ligados ao momento de Plutão em Capricórnio:
- A crise imobiliária nos Estados Unidos, que afetou todo o planeta exatamente em 2008.
- A pandemia de Covid-19 que revelou o pior e o melhor que há em nós, e, assim, transformou o mundo todo.
- Aumento do conservadorismo e apego às velhas estruturas, como uma força de manutenção de poderes e de ideologias. Isso aumentou muito nesses últimos anos.
O QUE PODE ACONTECER NOS ÚLTIMOS DIAS DESSE TRÂNSITO
Viver os últimos momentos de Plutão em Capricórnio requer uma combinação de introspecção, desapego, e ação prática. É um período para concluir ciclos, liberar o que não serve mais e preparar-se para uma nova fase de vida com uma fundação mais sólida e autêntica.
Encarar as transformações de frente, com coragem e abertura, permitirá que você saia desse trânsito mais fortalecida, ou seja, pronta para as novas energias que Plutão em Aquário trará.
Nesses últimos dias, é possível que aconteça:
- Alguma crise pode voltar à nossa vida, principalmente a ver com a área da vida em que você tem Capricórnio no Mapa. Essa crise pode trazer conclusões definitivas, e isso pode ser bom.
- Restrições a tentativas de regulamentar inovações. É porque Plutão em Aquário já teve algumas entradas desde 2023 e introduziu, por exemplo, inteligência artificial em nosso dia a dia. Com os últimos dias de Plutão em Capricórnio, pode ser que a gente sinta a tentativa de voltar atrás sobre algo inovador que foi iniciado recentemente. O mesmo pode ocorrer em nossas vidas.
- O retorno de medo de não termos um controle sobre algo relacionado a Aquário, que é o próximo signo em que Plutão entra. Todos os temas de Aquário estão aqui.
Comentários
Ver todos os comentários