Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Astrologia
Descrição de chapéu Personare astrologia saúde mental

Como a astrologia pode ajudar na prevenção do burnout e no cuidado com a saúde mental

Mapa astral pode indicar mentalidade de autoimposição e exigência exagerada, contribuindo para o esgotamento físico e emocional

Homem usa casaco e tem as mãos nos olhos
Astrologia pode te ajudar a descobrir se você tem tendência a síndrome de Burnout - Christian Erfurt/Unsplash
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

personare

Alguns sinais no nosso mapa astral podem indicar uma tendência ao desenvolvimento do burnout. Certas configurações planetárias podem sugerir uma predisposição ao excesso de trabalho e seus efeitos nocivos.

Vale ressaltar que, desde 2022, a síndrome de burnout passou a ser considerada oficialmente pela Organização Mundial da Saúde como uma doença, e não mais um caso de saúde mental.

Embora existam intervenções, inclusive medicamentosas, para tratar o burnout, a melhor forma de lidar com o problema é prevenindo-o. É aí que entra o autoconhecimento e a astrologia.

A seguir, te conto como o seu mapa astral pode revelar tendências ao burnout. No entanto, é essencial compreender que são potenciais, não necessariamente eventos concretos. Tudo depende de como usamos os potenciais e características marcadas no mapa de nascimento, além do ambiente em que crescemos, da educação e cultura que recebemos e das experiências de vida de cada um.

SINAIS DE TENDÊNCIA A BURNOUT SEGUNDO A ASTROLOGIA

Aspectos desafiadores entre a Lua e Saturno (para mulheres) ou o Sol e Saturno (para homens) podem indicar uma tendência a sobrecarregar-se, buscando constantemente provar o próprio valor, mesmo quando desnecessário.

Esses aspectos podem incentivar uma mentalidade de autoimposição e exigência exagerada, contribuindo para o esgotamento físico e emocional ao longo do tempo.

A presença de Saturno, o planeta das responsabilidades e estruturas, na casa do trabalho (casa 6) ou da carreira (casa 10) também pode implicar uma carga significativa de responsabilidades profissionais, que eventualmente cobram seu preço.

Além disso, a posição de planetas como Netuno (indicando circunstâncias em que há propensão a ilusões) ou Júpiter (relacionado a oportunidades, crescimento pessoal e objetivos de vida) na casa 6 pode obscurecer nossa percepção dos limites físicos e energéticos, levando à exaustão pela falta de autogerenciamento.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO BURNOUT:

Prevenir o burnout é crucial e pode ser feito por meio de práticas diárias que promovem equilíbrio e bem-estar:

  1. Adotar rotinas que priorizem o equilíbrio entre diferentes áreas de nossas vidas;
  2. Incluir técnicas de gerenciamento de estresse, como meditação e mindfulness;
  3. A aromaterapia também pode ajudar a reduzir o estresse e, consequentemente, evitar burnout;
  4. atenção especial às suas emoções para evitar Burnout. Afinal, tudo começa no seu interior;
  5. É importante, ainda, cuidar da sua relação com o trabalho (que não pode simplesmente definir quem você é), assim como proporcionar qualidade de vida e te fazer se sentir valorizado profissionalmente;
  6. É fundamental manter tempo de qualidade com a família/filhos, assim como manter períodos de lazer e tempo livre na agenda.

Ao compreender as conexões entre astrologia e saúde mental, podemos identificar sinais de burnout no mapa astral e adotar medidas preventivas eficazes.

O autoconhecimento e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal são essenciais para cultivar uma vida mais saudável e evitar o esgotamento profissional.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem