Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Astrologia
Descrição de chapéu Personare astrologia

Plutão volta ao signo de capricórnio, onde ficou por 15 anos; retorno pode trazer velhas crises

Planeta das mudanças se relaciona com energia de terra, que tem a ver com segurança e estrutura

Plutão retorna para o signo de capricórnio; signo das mudanças se relaciona com energia de segurança e estabilidade - Personare
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

personare

Foram 15 anos de Plutão em capricórnio —de 2008 até março deste ano. Então, tivemos um vislumbre do que serão os próximos 20 anos com Plutão em aquário de março até agora. Neste domingo (11), o pequeno e poderoso planeta retorna a capricórnio, onde fica por sete meses (até 20/02/2024).

Plutão significa vida e morte, regeneração e transformações profundas. Capricórnio é um signo do elemento terra, ou seja, associado à natureza. Também tem a ver com família, segurança e estrutura.

Assim, Plutão em capricórnio representa que a base na nossa vida (capricórnio) tem passado por profundas reestruturações e transformações (Plutão). A seguir, as astrólogas Vanessa Tuleski, Naiara Tomayno e Bela Medeiros contam o que foram os últimos 15 anos de Plutão em capricórnio e trazem algumas reflexões para os próximos meses de despedida do trânsito.

MUDANÇAS QUE ACONTECERAM COM PLUTÃO EM CAPRICÓRNIO

O poder de Plutão é tão grande que em poucos meses em aquário já está ligado ao avanço da inteligência artificial em diferentes áreas no mundo todo. Plutão transforma profundamente, como já dissemos, e auário tem a ver com tecnologia e outros temas inovadores.

O mesmo aconteceu quando Plutão mudou para capricórnio em 2008. Veja mais algumas questões importantes que nossas astrólogas relacionam ao movimento:

Crise imobiliária: houve uma crise estrutural, que tem tudo a ver com o signo, quando estourou a crise imobiliária nos Estados Unidos, que afetou todo o planeta em 2008.

Consciência ambiental: Plutão em capricórnio trouxe mais seriedade para as questões ambientais. Afinal, é um signo que pensa nos recursos —não só financeiros.

Aumento do conservadorismo: capricórnio é um signo mais conservador. E vimos o aumento do conservadorismo no mundo nestes últimos anos.

Pandemia de Covid-19: não apenas Plutão, mas Júpiter e Saturno também indicavam que 2020 poderia ter crises internacionais e mudanças de paradigmas (relembre aqui).

Crises e transformações pessoais: nas nossas vidas, esse trânsito também é um indicador de crises e transformações mais profundas. O que mudou radicalmente na sua vida nos últimos 15 anos? Pode ter a ver com a área em que você tem capricórnio no mapa astral (aprenda aqui).

O QUE ESPERAR DOS ÚLTIMOS MESES DE PLUTÃO EM CAPRICÓRNIO?

Nossas astrólogas pontuam algumas possibilidades para os últimos capítulos desse importante trânsito. Porém, para isso, vai ser muito importante você saber em qual casa você tem capricórnio no mapa. É gratuito e fácil. Veja no passo a passo:

  • Acesse seu mapa astral grátis Personare
  • No lado esquerdo, abaixo da sua mandala, escolha a opção signos nas casas
  • Perceba que você tem todos os signos no seu capa. Sim, isso mesmo!
  • Agora, procure por capricórnio e veja em qual casa está o signo.
  • Veja aqui os significados das casas astrológicas e entenda que área da sua vida vai ser mais impactada.

Agora, veja algumas possibilidades gerais para o trânsito.

VELHAS CRISES

  • Pode ser que alguma crise volte à nossa vida. Sabe aquela história que achávamos que estava resolvida, mas volta a surgir do nada?
  • Esse ressurgimento ocorre principalmente para trazer novas, melhores e quem sabe definitivas conclusões.

ENTENDIMENTOS ATRAVÉS DE CRISES

  • Plutão em capricórnio pode representar um momento de entendimento (mesmo que através de crises), indicando onde devemos investir para consolidar o que realmente queremos.
  • A crise de Plutão vem sempre como uma forma de enxergarmos algo que precisamos mudar e que pode nos trazer poder e melhoria.
  • Embora seja doloroso muitas vezes, é melhor trabalharmos com algo consistente do que permanecer na ilusão ou no autoengano.

RESTRIÇÕES A INOVAÇÕES

  • Poderemos ver agora algumas restrições a tentativas de regulamentar o que as inovações de Plutão em aquário já introduziram, como, por exemplo, inteligência artificial e seus desdobramentos.

MEDO DO INCERTO

  • Esse breve retorno de Plutão no signo de capricórnio pode indicar algum medo de não termos um controle sobre algo relacionado a aquário.
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem