Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Astrologia
Descrição de chapéu Personare astrologia

Última superlua do ano ocorre nesta quinta: Entenda e veja as previsões

Astrólogos associam fenômeno a catástrofes naturais, mas não há consenso

Hoje ocorre a última superlua do ano no Brasil - Personare
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vanessa Tuleski Naiara Tomayno
personare

Nesta quinta-feira (11), mais uma superlua poderá ser observada no céu de todo o Brasil —desde que as condições de tempo sejam favoráveis, claro. E mais: será a terceira e última superlua de 2022.

Esta superlua de agosto é conhecida como Superlua de Esturjão, uma denominação que vem dos povos indígenas da América do Norte, que têm relação com a época em que o peixe é encontrado em quantidade. No entanto, o apelido não possui significado especial na astrologia.

Neste artigo, as astrólogas Vanessa Tuleski e Naiara Tomayno explicam o fenômeno do ponto de vista da astrologia e contam como cada pessoa pode ver as previsões para a sua vida.

Lembrando que você pode ver previsões personalizadas para sua vida aqui no horóscopo Personare e gratuitamente. Aproveite para ver o que cada planeta está destacando na sua vida neste momento.

O QUE SIGNIFICA A SUPERLUA?

As superluas acontecem quando a fase cheia coincide com o perigeu, ou seja, quando o satélite natural está no ponto mais próximo da Terra, o que vai ocorrer às 22h35 (horário de Brasília) desta quinta. Com isso, a Lua parece maior e mais brilhante do que o normal.

Segundo Vanessa Tuleski, alguns astrólogos tendem a associar as superluas ao aumento de catástrofes naturais no período de até cinco dias antes e depois dela, mas não há consenso sobre esses efeitos. "No entanto, como qualquer Lua cheia, ela vai amplificar o que estiver no céu no momento em que estiver ocorrendo", afirma Vanessa.

Naiara Tomayno lembra que toda Lua cheia é um ponto de culminância, quando a gente conseguiu enfrentar os desafios da fase anterior, a Lua crescente. "É bom ou ruim? Pode ou não fazer ritual nesta fase? Depende. Devemos partir do princípio de que o que estava bom, dará frutos. E o que estava tenso, também terá seus resultados", aponta Naiara.

SIGNIFICADOS DA ÚLTIMA SUPERLUA DO ANO

Toda Lua cheia é uma oposição do Sol com a Lua. Por exemplo, nesta quinta-feira de superlua, a Lua vai estar em aquário e o Sol vai estar em leão.

Assim, se por um lado leão tem relação com os interesses pessoais, as questões da nossa criança interior e os nossos desejos, aquário pede um olhar para o coletivo e para o novo.

"Temos uma ideia de complemento aí, já que leão e aquário são opostos complementares. Ou seja, se os seus desejos pessoais servirem bem à sociedade, dará mais certo. E se conseguir colocar as melhorias da sociedade para o futuro respeitando a sua essência, também será melhor", explica Naiara.

LUA CHEIA ACENTUA TENSÕES

Vanessa Tuleski lembra que tudo o que acontece no mapa desta última superlua de 2022 reverbera até a próxima Lua nova, que vai ser em 27 de agosto —veja aqui o calendário lunar 2022 completo.

Dessa forma, o principal trânsito astrológico do ano e que está ocorrendo nesta semana, a forte combinação de Saturno com Urano, tocada por Marte e Sol, seguirá repercutindo de forma intensa até o fim do mês.

"Nesse sentido, podemos ter uma forte polarização e grande instabilidade no contexto coletivo, e um grande cansaço físico e mental no plano individual. Como se fosse um arrastar de correntes", analisa a astróloga. "A combinação vai pedir boa dose de resiliência e paciência na segunda quinzena de agosto", completa.

BRASIL: POTENCIAL DE CRISES E PERDAS

No mapa desta superlua para o Brasil, Vênus está em oposição com Plutão e ambos os planetas ocupam ângulos astrológicos do mapa astral para o Brasil, respectivamente Fundo do Céu e Meio do Céu, o que coloca esta oposição em destaque.

O aspecto tem a ver com perdas coletivas, como de pessoas famosas ou desastres naturais, assim como acirramento de disputas de poder. Nesse sentido, a especialista lembra que, recentemente, sob o efeito deste contato, morreram o apresentador querido dos brasileiros Jô Soares e Olivia Newton-John, estrela de "Grease".

Além disso, a oposição Vênus/Plutão mostra aquilo que não vai bem, como crises financeiras ou afetivas, sendo necessário apertar as contas ou acertar (ou não) as coisas com a pessoa parceira e até com parcerias e sociedades.

"É um momento muito forte de revisão, que pode estourar agora ou então mais próximo da Lua nova (27/8), quando Vênus vai se envolver em aspectos difíceis. Por isso, será preciso evitar crises ou pelo menos não aumentá-las. Além disso, eventuais cortes financeiros, para quem não está bem financeiramente, podem ser necessários", aconselha Vanessa.

"Em outras palavras, esta é uma fase de mais intensidade nas relações em geral. Além disso, Vênus, que entra em leão nesta quinta, pode colocar em destaque questões de autoestima e gratificação pessoal", finaliza.

PREVISÃO PARA A ÚLTIMA SUPERLUA DE 2022

Neste dia 11 de agosto, quando começa a última superlua de 2022, uma área da sua vida será ativada pelo Sol, ou seja, as previsões para a superlua podem se destacar em uma parte mais específica da sua vida.

Além disso, vale a pena dar uma olhada, também, na casa oposta, por onde transita a Lua, pois também há questões ligadas a ela. Veja como:


> O horóscopo personalizado é uma forma gratuita de ver como os trânsitos astrológicos que estão ocorrendo agora estão se relacionando com a sua vida, porque ele compara o céu atual com o seu mapa de nascimento.

> No dia da superlua, veja aqui no horóscopo personalizado em qual casa astrológica o Sol estará. Ou seja, não é o Sol do seu mapa astral, mas o trânsito do seu horóscopo pessoal.

> Depois de ver a casa em que o Sol estará, veja abaixo quais temas podem ser destacados na sua vida, relacionados às previsões coletivas que você leu no início deste texto.

  • Sol caindo na casa 1: novos rumos e mudanças pessoais. Veja também casa 7.
  • Sol caindo na casa 2: destaque para assuntos financeiros, autoestima e de valores pessoais. Veja também casa 8.
  • Sol caindo na casa 3: novas ideias, contatos e novidades ou alterações para irmãos. Veja também csa 9.
  • Sol caindo na casa 4: destaque para lar, família e vida pessoal. Veja também casa 10.
  • Sol caindo na casa 5: temáticas de amores, filhos, criatividade e identidade. Veja também casa 11.
  • Sol caindo na casa 6: alterações envolvendo trabalho, rotina e saúde. Veja também casa 12.
  • Sol caindo na casa 7: mexidas em questões de relacionamentos e parcerias. Veja também casa 1.
  • Sol caindo na casa 8: assuntos financeiros em conjunto, partilhas, transformações. Veja também casa 2.
  • Sol caindo na casa 9: mobilização de questões acadêmicas, jurídicas ou ligadas a algum projeto de expansão. Veja também casa 3.
  • Sol caindo na casa 10: novidades e alterações de carreira e objetivos. Veja também casa 4.
  • Sol caindo na casa 11: ativações envolvendo amigos e questões ligadas ao seu futuro. Veja também casa 5.
  • Sol caindo na casa 12: mexidas no inconsciente e em assuntos que estavam ocultos e lidar com situações que vão além da sua individualidade e arbítrio. Veja também casa 6.
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem