Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Astrologia
Descrição de chapéu Personare astrologia

Como o alinhamento raro de cinco planetas impacta sua vida

Segundo especialistas, melhores dias para ver a conjunção são 23 e 24 de junho

Cinco planetas estão alinhados no céu em junho - Personare
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Naiara Tomayno
personare

Durante este mês de junho de 2022, é possível observar a olho nu um alinhamento raro de cinco planetas no céu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O fenômeno astronômico só pode ser visto uma vez a cada 18 anos! Mas o que a astrologia diz sobre isso? Como o alinhamento de planetas interfere nas nossas vidas?

O alinhamento entre os cinco planetas é raro, pois cada um leva um tempo diferente para completar sua volta em torno do Sol. E será visível sem necessidade de telescópios ou binóculos, porque são os cinco planetas vizinhos mais próximos da Terra.

De acordo com especialistas, os melhores dias para ver esta conjunção são nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24). Porém, o ideal é levantar até cerca de uma hora antes do nascer do Sol (por volta das 6h) e ainda é preciso contar com a sorte de ter um céu sem nuvens.

A seguir, entenda o que a astrologia diz sobre o fenômeno. Mas não esqueça: ela indica as possibilidades, mas é você quem decide e age de fato. Por isso, não deixe de acompanhar o seu horóscopo personalizado, que indicará como o alinhamento e demais aspectos astrológicos agem sobre o seu mapa astral.

ALINHAMENTO DE PLANETAS: O QUE SIGNIFICA NA ASTROLOGIA?

O alinhamento de planetas no céu muitas vezes acontece configurando conjunções (entenda aqui o que são), que podem apontar desafios ou oportunidades, mas sempre são oportunidades de crescimento pessoal. O alinhamento de junho deste ano é especial porque une esses cinco planetas em aspectos fluidos, ou seja, tende a ser positivo.

Em novembro de 2021, tivemos outro exemplo, que foi o alinhamento no céu entre Vênus em capricórnio e Saturno e Júpiter em aquário. Apesar de não tão próximos em graus, foi possível perceber os temas políticos e sociais de aquário e estruturais de capricórnio se ressaltando, uma vez que nesse mês houve a realização do Enem e o anúncio da migração do Bolsa Família para o Auxílio Brasil.

Na astrologia, a análise de aspectos astrológicos (trígonos, quadraturas, oposições, sextis, etc.), ou seja, a influência de um planeta na interpretação de outro, são essenciais, mas às vezes acontece de existirem mais que dois planetas marcando essas interações. A isso, chamamos de configurações planetárias.

Existem algumas populares como a de Pipa/Diamante e a Grande Cruz:

A configuração de Pipa se popularizou pois une quatro planetas de maneira fluida: três planetas estão em trígono e mais um se junta a eles, fazendo sextis a dois deles e uma oposição ao terceiro.

Já a configuração da Grande Cruz se popularizou pela união de quatro planetas fazendo múltiplos aspectos tensos: quatro quadraturas e quatro oposições.

QUAL A IMPORTÂNCIA DESTE ALINHAMENTO RARO DE CINCO PLANETAS?

A configuração planetária que envolve os cinco planetas em junho de 2022 é marcada por aspectos facilitadores: dois sextis (um entre Saturno em aquário e Júpiter e Marte em áries; e outro entre esses Júpiter e Marte e Vênus e Mercúrio em gêmeos) e, ao mesmo tempo, Saturno faz trígono com Vênus e Mercúrio.

Essa configuração é muitas vezes chamada de Grande Sextil Cósmico (pois é parte da configuração chamada de Grande Sextil).

IMPORTANTE: existem duas maneiras de se avaliar aspectos, usando as regras sobre os graus de distância: de acordo com sua configuração ou por signos.

Aqui consideraremos esses aspectos por signo, porque alguns desses planetas não estarão a graus próximos o suficiente para formar aspectos exatos. Porém, o que eles representam em sua essência já demonstra uma correlação. Entenda aqui o significado dos planetas na Astrologia.

COMO ESTE ALINHAMENTO DE PLANETAS AGE NA NOSSA VIDA?

E o que os cinco planetas envolvidos representam? Essa é uma configuração que facilita uma atividade mental protegida e estruturada, mas que possibilita trazer atitude para o campo dos pensamentos.

Vamos aos significados deste grande alinhamento:

  • Primeiro que Saturno, Marte e Mercúrio estão domiciliados, ou seja: esses planetas são atores que estarão representando os melhores papéis possíveis para eles.
  • Saturno com Mercúrio e Vênus pode significar uma movimentação facilitadora no campo de divulgações de notícias importantes para a sociedade.
  • Já a interferência de Vênus pode indicar até lucros (provavelmente na área de comunicação).
  • Saturno com Marte e Júpiter pode indicar brigas, disputas políticas ou de ideais, mas existem chances de que as partes envolvidas consigam se defender bem.
  • Já Marte e Júpiter com Vênus e Mercúrio podem indicar uma movimentação no comércio e maior interesse nas mídias, só precisamos ter cuidado para evitar endividamento e brigas.

Resumindo: uma configuração facilitadora nos tira da inércia e isso por si só poderia ser considerado algo relativamente positivo, mas não podemos nos esquecer que alguns planetas envolvidos são complicados.

Os pensamentos e a nossa comunicação podem canalizar atitudes construtivas para conseguirmos lutar pelo melhor ou pode dar vazão a ações precipitadas e impensadas —precisamos focar em agir com estratégia e inteligência.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem