Astrologia

Com Júpiter em sagitário, 2019 traz uma atmosfera otimista, mas pede cuidado com excessos

Desejo de expansão e novos horizontes marcam o novo ano

Fotolia
Descrição de chapéu Personare
Vanessa Tuleski
São Paulo

Como vai ficar 2019, vai ter crise ou chance de melhoras? Há chance de melhoras, com o planeta do crescimento, Júpiter, transitando por sagitário, prometendo oportunidades. Muitas pessoas vão cogitar morar ou estudar fora ou abrir novas frentes em suas vidas.

Atenção com ilusões ou empolgação excessiva

Contudo, para muitos, também haverá uma "casca de banana", com Júpiter em quadratura com Netuno, o planeta do engano. Assim, o ano dispõe, sim, de potencial de expansão, mas algumas ideias podem ser ilusórias ou, então, pode-se cometer erros, como, por exemplo, não ter lastro de caixa para aguardar que uma empresa decole, e, com isso, não sustentar o que poderia ter sido uma boa iniciativa.

O ano de 2019 vai pedir, portanto, que se esteja tão atento a chances de melhorar quanto não embarcar em qualquer projeto sem informação e/ou planejamento, seja de mercado, sócios ou gerenciamento. 

Arrumando a casa com pés no chão

Isso é reiterado pelo trânsito de Saturno em capricórnio, presente desde 2018 e ocorrendo até o final de 2020. Esse trânsito pede maturidade, e faz se preocupar com o futuro, inclusive com a velhice. Por isso, o tema da previdência anda também tão em voga.

A ideia de Saturno em capricórnio é tentar colocar "a casa em ordem", seja em governos ou na vida pessoal. O trânsito pede uma nova estruturação na vida e mais realismo.
 
Em 2019, pessoas nascidas no segundo decanato de áries, câncer, libra e capricórnio tendem a sentir mais o peso desse trânsito, que pode revelar problemas de saúde e/ou assuntos para resolver. Por isso, a sensação tende a ser, em alguns momentos, de opressão, com ocasional baixa de vitalidade e/ou autoestima.

Contudo, como o próprio nome já fala, é um "trânsito", que tem um tempo para durar e que depois passa. Saturno costuma trazer as tarefas necessárias de serem realizadas, que se goste ou não. 

Trabalho, sim, mas vida pessoal, também

Um outro fator importante é o trânsito do Nodo Lunar Norte em câncer, trazendo planos, para muitas pessoas, ligados a casa (adquirir casa, mudar de casa), família e vida particular. Mais pessoas vãos sentir necessidade de vínculos importantes e significativos, e não só algo ligado a trabalho. Bom momento para cuidar da vida emocional, se há dificuldades com esses temas.

Surgimento progressivo de uma nova economia

Em março, Urano, que teve rápida passagem por touro em 2018, ingressa nesse signo para transitar por cerca de sete anos. Esse é o planeta das inovações e da independência em um signo ligado a dinheiro, consumo, valores e economia.

Já nas proximidades do ingresso dele foi aprovada a reforma trabalhista, que retirou apoios e estabilidades de várias décadas, com a proposta de modernização e agilidade. O mercado de trabalho pede, assim, dinamismo, já que há menos suporte e garantias, por isso novas formas de ganhar dinheiro e de consumo vão surgir nos próximos anos.

O consumo colaborativo, que é a ideia de emprestar/partilhar em vez de comprar, por exemplo, ganhou força nas proximidades desse trânsito. Substitui-se a posse pelo acesso ao objeto, na forma de partilha ou aluguel. Por exemplo, você não precisa comprar uma furadeira se só vai usá-la poucas vezes. A tendência é que o consumo colaborativo cresça e também se comece a pensar em moedas virtuais.

Retorno da esperança

Em resumo, o ano de 2019 promete mais animação e empolgação, com Júpiter em sagitário. As pessoas vão voltar a se animar e ter esperança.

Porém, como em dezembro Júpiter ingressou em capricórnio, signo mais sóbrio, atravessando 2020, é importante usar essa onda de otimismo para investir em projetos com inteligência, mas com realismo. O ano de 2020 não terá a mesma expansibilidade de 2019 nem a mesma disposição para novas aventuras e caminhos. Então, aproveite.

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias