Televisão

Globo dispensa os comentaristas Hortência Marcari e Carlão, do vôlei, e mais 17 funcionários

Nova demissão em massa surpreende departamento de Esporte da emissora

Hortência e Carlão eram contratados para participarem de coberturas e eventos especiais - Reprodução/Montagem

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

Oito dias depois de uma demissão em massa no departamento de Jornalismo, a Globo dispensou 19 funcionários da área esportiva nesta quinta-feira (13). Além do comentarista Maurício Noriega e do repórter Régis Rosing, 17 profissionais deixaram a emissora de uma vez e, entre eles, estão a jogadora de basquete Hortência Marcari e o ex-capitão da seleção brasileira de vôlei Carlão Gouveia, contratados para participarem de coberturas e eventos especiais do Grupo Globo.

O F5 apurou que desde o início da tarde o clima já era tenso na redação unificada da empresa e à medida que as pessoas chegavam para trabalhar, os funcionários eram informados sobre os respectivos desligamentos. Daniel Lessa, Vicente Seda, Gustavo Gomes, Julia García, Thiago Corrêa, Beth Zanini, Gustavo Ferro e Claudio Rabha são alguns dos nomes da lista que a reportagem teve acesso e confirmada por alguns funcionários da emissora.

O principal motivo alegado das demissões é o mesmo de outras áreas que também passaram recentemente por cortes na folha de pagamento: enxugamento de custos. Fontes ligadas à Globo e ouvidas por F5 afirmam que as demissões vão continuar e irão também atingir escalões mais altos na hierarquia da emissora, incluindo executivos. O objetivo é promover uma "reestruturação" na empresa até o final de maio.

A reportagem procurou a Globo, que enviou o mesmo comunicado anterior para explicar as últimas demissões. "A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa", começa a nota.

A emissora prosseguiu no comunicado sobre as demissões. "Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos ano e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento."