Bandsports exibe partida de tênis nas Olimpíadas sem permissão
Canal foi flagrado e não transmite tie-break
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O canal Bandsports realizou uma transmissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio não autorizada, na madrugada desta quarta-feira (28). A emissora não pagou pelos direitos de exibição os jogos da quadra 5 do centro de tênis, onde as brasileiras Laura Pigossi e Luisa Stefani competiam.
Segundo o colunista do UOL, Demétrio Vecchioli, o canal da Band exibiu a busca da dupla pela vaga na semifinal contra os Estados Unidos a partir de uma filmagem própria. A produção de imagens oficiais das Olimpíadas de Tóquio é de responsabilidade da OBS (Olympic Broadcasting Services, em português, Serviço de Transmissão Olímpica).
A empresa distribui a transmissão para as emissoras oficiais e autorizadas e determina também pontos como a escolha de câmeras e exibição de infográficos. No Brasil, apenas a Globo e a Band transmitem os Jogos Olímpicos, no entanto, nenhuma das duas pagou o valor extra cobrado por imagens das quadras periféricas desta quarta, diz Vecchioli.
Porém, a Band enviou o repórter Elia Júnior, 62, e um cinegrafista ao local, e eles entraram ao vivo no canal Bandsports do alto de uma plataforma de uma das quadras. A transmissão seria uma rápida participação do repórter no programa, entretanto foi mantida por vários minutos.
O repórter não tinha imagens do placar ou gráficos, mas começou a comentar a partida. "Quase despenquei aqui. Esse esforço de reportagem é um perigo", disse durante a transmissão. A informação de que a emissora transmitia o jogo logo chegou a OBS, que teria cobrado a emissora.
Elia Júnior então avisou que precisaria encerrar o vídeo antes de mostrar o tie-break, o set de desempate. "Não temos condição técnica de continuar aqui", disse o jornalista antes de retirar o equipamento de transmissão. Procurada pelo F5, a Band não se manifestou até a conclusão desta nota.