Esqueça o paredão quádruplo: público quer eliminar Patrícia Poeta
Deselegância de apresentadora com Manoel Soares não foi caso isolado
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O paredão do BBB 23 está formado, com Amanda, Domitila, Larissa e Marvvila. A menos votada sai do reality. Mas, hoje, se o público pudesse eliminar qualquer pessoa da Globo, escolheria Patricia Poeta, que, na segunda-feira, cometeu mais uma deselegância com Manoel Soares.
Os dois estavam ao vivo. Patricia falava sobre o ChatGPT e tentava fazer uma demonstração, com um tablete na mão, atropelando Manoel o tempo todo. A tentativa não deu certo e Patricia ficou visivelmente alterada, bastante agitada.
Manoel foi muito profissional e fez a "defesa" da colega exposta, como dizemos em TV:
- quando seu parceiro erra ou está numa situação ruim, como acontece quando um microfone falha, o diretor avisa pelo ponto eletrônico e você chama a apresentação para si. A câmera fecha em você, que continua falando enquanto alguém resolve o problema, muitas vezes entrando no palco sem que ninguém veja, já que a câmera fica apontada só para quem está salvando a situação. No caso, Manoel fez isso muito bem.
Eis que Patricia cruza na frente de Manoel, desprezando-o e dizendo "só um segundinho, Manoel'. Vemos então Manoel fechando os olhos, como quem se sente desrespeitado mais uma vez. Esse momento está reproduzido em pequenos vídeos nas redes sociais. O programa do dia 3 (segunda-feira) pode ser visto no Globoplay (para assinantes). Na versão completa, vemos a apresentadora pedindo desculpas pela interrupção, mas ainda um pouco fora do tom.
Mas esse não foi um caso isolado. As situações constrangedoras têm sido frequentes, fato notado pelo perfil @rogercipo no Twitter, que fez uma colagem com manchetes antigas apontando o mesmo problema.
Outros perfis perguntam por que, diante desse "climão", ninguém toma uma providência na Rede Globo. Foi o que apontou Lele Medeiros, também no Twitter.
E qual seria a posição da Globo diante disso?
Oficialmente, o programa se chama "Encontro com Patricia Poeta", como consta no site da emissora. O texto padrão que define o programa é "'Encontro' é um espaço plural e de interação com o público. No ar de segunda à sexta, é apresentado por Patricia Poeta, ao lado de Manoel Soares".
Falta saber o que a Globo entende pela locução adverbial de lugar "ao lado", porque na página do programa na memória cache, guardada em arquivo, a fotomontagem parece colocar Manoel mais "atrás" do que "ao lado" de Patricia Poeta. Aliás, você acha os vídeos, mas é bem difícil achar a ficha técnica completa do programa no Gshow.
A falta de sintonia entre Patricia Poeta e Manoel Soares é clara, e muitos ativistas têm questionado a a empresa, que costuma reafirmar sua postura antirracista. Foi o que expressou o jornalista e professor Jonas di Andrade, que publicou esse post em seu perfil:
"A emissora fala tanto de antirracismo, mas não é a primeira vez que a gente vê uma cena em que Patrícia Poeta parece destratar Manuel Soares. A gente precisa exigir que ele seja tratado com o mínimo de respeito e profissionalismo. Inadmissível isso."
A emissora não comentou o ocorrido, mas uma grande parte do público parece já ter decidido: se tivesse um reality com os apresentadores da Globo, Patricia Poeta estaria no paredão, com grandes chances de ser eliminada.
Em tempo, Manoel Soares não apresentou o Encontro na manhã desta terça-feira, cuja plateia estava desanimadíssima, com Patricia Poeta extremamente forçada para parecer grata a todos. A Globo não explicou se foi por que ele participou do Papo de Segunda à noite ou se pediu para não se apresentar. Fica o mistério da coincidência.