Jéssica Pedroso, de São Paulo, vence Miss Brasil Mundo 2024; concurso homenageou Silvio Santos
Concurso teve 31 candidatas e aconteceu em cidade no interior gaúcho
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A modelo Jéssica Pedroso, 24, representante do Centro-Sul Paulista, foi coroada na noite desta terça-feira (3) como a Miss Brasil Mundo 2024. Ela competiu com outras 30 mulheres pelo título, que garante vaga para representar o país no Miss Mundo (ou Miss World, no original), considerado um dos maiores concursos de beleza hoje em atividade.
O evento final homenageou o apresentador Silvio Santos, que morreu recentemente, com vídeos antigos e músicas referentes à época em que ele comandava a eleição da Miss Brasil.
Também chamada de Jessy, a miss é a 8ª paulista a vencer a competição. Antes dela, representantes do estado conquistaram o título em 1970, 1972, 1979, 1981, 1992, 2001 e, mais recentemente, em 2015 com Catharina Choi. Jessy é também a 63ª titular do concurso nacional e, a partir de agora, começa a se preparar para defender o Brasil no mundial.
Natural de Piracicaba (SP), a jovem é pedagoga bilíngue, licenciada em letras, e engajada em causas socioculturais, artísticas e ambientais. Filha de mãe professora e pai mecânico, a Miss Brasil Mundo tem 1,74 metro de altura, cabelos castanhos e olhos verdes em tons de esmeralda.
Outra curiosidade sobre Jessy é que, em 2022, ela venceu o Miss Brasil Terra e representou o país no Miss Earth daquele ano, ficando classificada entre as 12 semifinalistas.
Em segundo e terceiro lugares na disputa ficaram, respectivamente, as misses Mato Grosso, Cristiane Stipp, e Ilha de São Luís (Maranhão), Natália Seipl. Completaram o Top 5, as representantes do Rio Grande do Sul, Joana Camargo (quarto lugar) e Paraná, Giovanna Casagrande (quinto).
Confira momento de coroação:
No Top 10, entraram também as misses Costa Verde & Mar, Espírito Santo, Pernambuco, São Paulo e Sergipe. Na ocasião, quem passou a faixa e se despediu do trono foi a estudante de psicologia amazonense Letícia Frota, 21, que ficou entre as 8 finalistas do mundial.
O Miss Brasil Mundo passou por um hiato de dois anos desde sua última realização, que se deu no dia 4 de agosto de 2022, em Brasília. O período se deu porque o mundial não realizou concurso em 2023, e as recentes enchentes do Rio Grande do Sul também contribuíram para adiar a data do nacional, que ia ser realizado em maio, no mesmo local. Com isso, Letícia Frota conclui um longo reinado de 25 meses à frente do título.
PROVAS PRELIMINARES
Desde sábado (31), o elenco de candidatas do Miss Brasil Mundo 2024 cumpriu uma agenda com uma série de atividades. Além de ensaios e fotos, durante a semana as misses passaram por importantes provas preliminares, valendo pontos classificatórios.
Entre elas, estavam fases como: entrevista com os jurados; desafio de talento; desfile em traje típico; desfile top model; desfile em traje de gala; e —a mais importante— defesa de um projeto social, chamada de Beleza pelo Bem. Um júri técnico avaliou as participantes em cada um dos quesitos e deu notas, imputadas no quadro eliminatório que ajudou a escolher a vencedora.
Todas essas etapas, assim como a coroação, aconteceram no Machadinho Thermas Resort, no interior do Rio Grande do Sul, onde as misses ficaram hospedadas. A final foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do concurso no YouTube (TV CNB) e pelo canal UMiss.
Apesar da data oficial ainda não ter sido anunciada, estima-se que a 72ª edição do Miss Mundo aconteça até meados de 2025, uma vez que o último concurso foi em março deste ano. A atual detentora do título é a modelo Krystyna Pyszková, 23, da República Tcheca, coroada na Índia.
O Miss Mundo é considerado hoje um dos principais concursos de beleza do planeta. Comandado pela Miss World Organization, que também realiza o Mister Mundo, o certame faz parte do grupo dos maiores do planeta, onde estão também o Miss Universo, o Miss Terra, o Miss Grand International, o Miss International e o Miss Supranational.
Apesar de ter sido lançado em 1951, o Miss Mundo começou a contar com representantes brasileiras apenas em 1958, sendo a pernambucana Sônia Maria Campos a primeira representante do país. A única brasileira a vencer o título mundial foi a médica carioca Lúcia Petterle, em 1971.