Adolescente do Tocantins disputa o Miss Teen Mundial 2024; conheça as candidatas
Se vencer, Wemily Ferreira será a segunda brasileira a usar a coroa do concurso
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Um grupo de 25 meninas de todo o mundo está em El Salvador há quase uma semana para participar da 10ª edição do Miss Teen Mundial. Na noite de sábado (3), uma delas será coroada a substituta da salvadorenha Giulia Zanoni, 19, vencedora do concurso adolescente em setembro de 2023.
Durante o confinamento, as jovens participam de uma série de compromissos e etapas preliminares, que avaliam seus desempenhos valendo pontos classificatórios. O esquema é o mesmo dos concursos formatados para misses adultas, sob a regra principal de que tenham entre 14 e 19 anos.
O Miss Teen Mundial é visto como um intercâmbio cultural entre adolescentes. O concurso busca uma jovem para ser uma porta-voz de sua geração, com boa comunicação e carisma, além da beleza, claro. A competição anual tem sua organização sediada em El Salvador, comandada pelo empresário Francisco Cortez, que também realiza o Miss Mesoamerica Internacional e o Concurso Nacional de Beleza de El Salvador.
BRASILEIRA TEM 1 MILHÃO DE SEGUIDORES
Quem defende o Brasil é a influenciadora e modelo tocantinense Wemily Ferreira, 19, que tem a missão de trazer o título internacional de volta ao país após nove anos. Nossa única vitória foi em 2015, com a cearense Maria Eduarda Moreira, na edição inaugural do certame. Nos últimos tempos, quem chegou mais perto dessa façanha foi a paulista Yasmin Teles, uma das três finalistas em 2021.
Natural de Araguaína (TO), onde vive com a família, Wemily foi selecionada para representar o Brasil no Miss Teen Mundial 2024 em maio passado, após a vencedora do Miss Brasil CNB Teen, a pernambucana Samyrah Mayara, renunciar ao título por motivos pessoais. Wemily foi a segunda colocada no nacional e prontamente assumiu o posto deixado pela ex-ganhadora.
Além de sua carreira como modelo, Wemily é estudante de Gestão de Mídias Digitais e possui uma forte presença nas redes sociais, com mais de 1,1 milhão de seguidores, onde compartilha vídeos de beleza.
"Wemily é um exemplo de superação e de resiliência. Sempre lutou muito por todas as oportunidades que apareceram e continuam aparecendo para ela. Tenho certeza que terá um futuro brilhante independente do resultado do internacional", afirma Marina Fontes, diretora do CNB (Concurso Nacional de Beleza), que realiza a seletiva nacional deste e outros grandes concursos mundiais de miss e mister.
Confira abaixo, um bate papo exclusivo da coluna com a miss Wemily Ferreira.
Quando alguém pede para você se apresentar, que características você costuma ressaltar e por quê?
Apesar de eu ser bastante sonhadora, acho que essa palavra não me define. Acredito muito que não basta sonhar, é preciso persistir bastante para fazer com que as coisas que você deseja aconteçam —por mais improváveis que sejam. Destacaria também que sou persistente e insistente nas metas que coloco na minha vida.
Do que você mais gosta em ser uma miss adolescente?
Gosto de incentivar as outras meninas, principalmente mulheres negras como eu, para também trazer mais representatividade. Quero mostrar que temos que aproveitar cada oportunidade que a vida nos dá, por mais pequenas que pareçam. Se eu não tivesse esse pensamento, não estaria aqui hoje.
Como você alcançou tantos seguidores nas redes sociais?
Acho que, além de ter bastante disciplina, tudo que eu posto ali é feito com muita paixão, e isso faz muita diferença. A partir do momento em que você ama algo que você faz, você dá o seu melhor do seu jeitinho e as pessoas percebem isso.
As redes sociais podem trazer dores de cabeça também, não?
Sem dúvida! A redes sociais são incontroláveis e podem afetar de forma drástica não só o psicológico de nós adolescentes, mas também de qualquer pessoa. Temos que tomar cuidado com comparações e com ataques de ódio.
E como você se cuida para não cair nessas armadilhas da internet?
Cuido muito do meu psicológico. Hoje sei quem eu sou e onde quero chegar pois, acima de tudo, escuto muito mais a mim mesma do que o que as pessoas falam de mim. Todos estamos suscetíveis de alguma forma e as críticas sempre vão nos abalar um pouco, seja vinda de quem for. Por isso uso todos os métodos que conheço para me proteger.