Zapping - Cristina Padiglione

BBB 23 tem a pior audiência da história do reality show no Brasil

Confira, ano a ano, o saldo de cada temporada, e entenda como a Globo ainda convence anunciantes a pagarem milhões pelo programa

Quarto Deserto questiona Cara de Sapato por expor votos do grupo para Gustavo e o grupo se rompe - 7.fev.2023/Globoplay

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São Paulo

Em números absolutos, a plateia do BBB 23 sofreu uma desidratação consistente este ano, sendo a temporada de menor audiência na história do reality show no Brasil. Até o 23º episódio, a safra atual acumulava 18,5 pontos na Grande São Paulo, que concentra os maiores investimentos publicitários do país, e 18,4 pontos no Painel Nacional de TV, o PNT, que soma as 15 regiões metropolitanas de maior consumo no Brasil.

Um levantamento obtido pela coluna até o 23º episódio de cada temporada, o que torna justa essa comparação, mostra que este é o recorde negativo de audiência do programa, patamar que até aqui cabia ao BBB 19, alvo de 20,7 pontos na Grande São Paulo até o episódio 23, e de 20,8 no PNT, na mesma altura do jogo.

O consolo da Globo é que há, de modo geral, uma queda de audiência no total de televisores ligados na TV dita linear, ou vista em tempo real, e não no streaming. Embora a plateia absoluta tenha se reduzido, a fatia percentual que cabe à emissora no universo de TVs ligadas não é a pior de todas.

Considerando os 23 primeiros episódios desta temporada, a emissora foi sintonizada por 38,6% das TVs ligadas no horário do programa pelo PNT, ante 36,6% em 2019. Na Grande São Paulo, o BBB 23 abocanha uma fatia de 36,6% das TVs ligadas, ante 35,7% em 2017 e 34,5% em 2018, considerando a mesma região e a mesma soma de episódios.

Mas em números absolutos, essa plateia é de fato a menor de todas, mesmo considerando a diferença do cálculo correspondente a cada ponto de audiência ano a ano, redefinido pelo instituto Kantar Ibope Media.

Os 18,5 pontos da Grande São Paulo hoje representam 3.823.674 pessoas. Os 20,8 pontos de 2019 correspondiam a 4.244.240. No PNT, o saldo atual fica em 13.194.419 telespectadores, ante 14.119.376,7 indivíduos de quatro anos atrás.

Um ponto representa hoje 717.088 pessoas no PNT, ante 711.081 em 2019. Na Grande São Paulo, 1 ponto equivalia a 204.050, diante de 206.674 atualmente.

A temporada de maior audiência ainda é a 5ª, vencida por Jean Wyllys, onde se revelou também Grazi Massafera. Seu saldo foi de 46,2 pontos no PNT, com quase 70% dos televisores ligados sintonizados na Globo.

Desde 2010 (na Grande São Paulo) e 2011 (no PNT), o BBB nunca mais voltou a atrair mais de 50% das TVs ligadas. Para compensar, busca mais engajamento nas redes sociais, que passaram a ganhar espaço na atenção do público justamente a partir de 2011. A produção do game também passou a propiciar maior exposição aos anunciantes, com exibição de suas marcas em letras garrafais nas provas e dinâmicas do programa.

Ao mercado publicitário, a Globo mantém o discurso de que nenhum outro veículo concentra tanto público como ela --mesmo com a queda de concentração de audiência observada ao longo das duas últimas décadas. Mesmo que esse foco hoje se fragmente em mais de uma tela, como o GloboPlay, o alvo da atenção permanece em um único produto, no caso, o BBB.

Neste ano, a emissora bateu recorde de anunciantes, distribuindo 12 cotas de patrocínio e mais 20 alternativas de anúncios ou merchandising dentro da casa, com ofertas que vão de R$ 101,5 milhões a R$ 5 milhões, segundo custos da tabela oficial. Um dos anunciantes também promete fazer desta a temporada com o maior prêmio, inicialmente estipulado em R$ 1,5 milhão.

Confira abaixo o ranking das 23 temporadas sob os dois parâmetros --Grande São Paulo e PNT-- em seus 23 primeiros dias:

BBB 1: 29/01/2002 a 20/02/2002: 38,4 pontos e 57,4% de share (SP); 38 pontos e 60,9% de share (PNT)

BBB 2: 14/05/2002 a 05/06/2002: 37,5 pontos e 59,8% de share (SP); 36,8 pontos e 62,2% de share (PNT)

BBB 3: 14/01/2003 a 05/02/2003: 37,35 pontos e 57% de share (SP); 38 pontos e 59,9% de share (PNT);

BBB 4: 13/01/2004 a 04/02/2004: 42,2 pontos, com 64% de share/ 41,4 pontos e 65,8% de share (PNT)

BBB 5: 10/01/2005 a 01/02/2005: 46 pontos, com 66,9% de share (SP); 46,2 pontos e 69,9% de share (PNT;

BBB 6: 10/01/2006 a 01/02/2006: 42,7 pontos, com 63,4% de share (SP); 42 pontos e 65,8% de share (PNT)

BBB 7: 09/01/2007 a 31/01/2007: 39,1 pontos e 58,5% de share (SP); 39,4 pontos e 61,6% de share (PNT)

BBB 8: 08/01/2008 a 30/01/2008: 35,6 pontos e 54,5% de share (SP); 35,2 pontos e 56,7% de share (PNT)

BBB 9: 13/01/2009 a 04/02/2009: 31,8 pontos e 50,6% de share (SP); 34 pontos e 54,9% de share (PNT)

BBB 10: 12/01/2010 a 03/02/2010: 28,7 pontos e 46,7% de share (SP); 31,5 pontos e 52,8% de share (PNT)

BBB 11: 11/01/2011 a 02/02/2011: 26,1 pontos e 42,2% de share (SP); 27,8 pontos e 47,5% de share (PNT)

BBB 12: 10/01/201201/02/2012: 27,2 pontos e 44% de share (SP); 29,2 pontos e 48,8% de share (PNT)

BBB 13: 08/01/2013 a 30/01/2013: 23,4 pontos e 40,7% de share (SP); 27,2 pontos e 46,8% de share (PNT)

BBB 14: 14/01/2014 a 05/02/2014: 24,7 pontos e 42,8% de share; 26,2 pontos e 46,5% de share (PNT)

BBB 15: 20/01/2015 a 11/02/2015: 22,8 pontos e 38,5% de share; 25 pontos e 43,5% de share (PNT)

BBB 16: 19/01/2016 a 10/02/206: 23 pontos e 37,2% de share (SP); 23,9 pontos e 41,4% de share (PNT)

BBB 17: 23/01/2017 a 14/02/2017: 22,7 pontos e 35,7% de share (SP); 24 pontos e 40,4% de share (PNT)

BBB 18: 22/01/2018 a 13/02/2018: 24,9 pontos e 39,7% de share (SP); 24,9 pontos e 42,5% de share (PNT)

BBB 19: 15/01/2019 a 05/02/2019: 20,7 pontos e 34,5% de share (SP); 20,8 pontos e 36,6% de share (PNT)

BBB 20: 21/01/2020 a 12/02/2020: 22,8 pontos (SP) e 37,5% de share (SP); 21,9 pontos e 39,5% de share (PNT)

BBB 21: 25/01/2021 a 16/02/2021: 27,3 pontos (SP) e 46% de share; 25,2 pontos e 46,1% de share (PNT)

BBB 22: 17/01/2022 a 08/02/2022: 22,9 pontos e 41,8% de share; 21,8 pontos e 42,4% de share (PNT)

BBB 23: 16/01/2023 a 07/02/2023: 18,5 pontos e 36,6% de share (SP);: 18,4 pontos e 38,6% de share (PNT)