Estreia de 'Pantanal' tem melhor audiência na faixa desde o fim de 'Império'
Remake rendeu recorde das novelas no ano e melhor índice para a faixa nobre
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A estreia de "Pantanal", na segunda-feira (28), registrou a melhor audiência alcançada por uma novela das nove desde o último capítulo da edição especial de "Império", exibido em 5 de novembro de 2021. Como indicavam os dados preliminares divulgados pela coluna, a nova trama bateu o recorde das novelas no ano e levou a faixa nobre a marcar o melhor índice em 7 meses.
Em São Paulo, o primeiro capítulo do remake registrou 28 pontos e 44% de participação entre os televisores ligados, um crescimento de 5 pontos (+22%) de audiência e 7 pontos de participação no comparativo com a média da faixa nas 4 segundas-feiras anteriores.
No Rio de Janeiro, a estreia da novela registrou 32 pontos e 48% de participação, o que equivale a um aumento de 5 pontos (+19%) de audiência e 3 pontos de participação no comparativo com a média da faixa nas 4 segundas-feiras anteriores.
Tanto em São Paulo quanto no Rio tais números não eram superados desde o último capítulo da edição especial de "Império", exibida em 5 de novembro de 2021. A novela foi retransmitida durante a pandemia.
A estreia de "Pantanal" elevou ainda a audiência da faixa noturna, que vai das 18h à meia-noite. Em São Paulo, foram 24 pontos de audiência e 40% de participação, melhor índice desde 5 de novembro de 2021. Considerando-se as segundas-feiras, esse foi o recorde de audiência na faixa noturna desde 16 de agosto de 2021.
No Twitter, mais de 100 mil tuítes foram publicados durante o dia da estreia. A hashtag #Pantanal ficou por 6 horas entre os assuntos do momento no mundo e 9 horas entre os assuntos mais comentados no Brasil. O termo ainda ficou em primeiro lugar nas tendências mundiais (por 5 horas) e nas tendências Brasil (7 horas).
Entre os atores, Juliana Paes foi mais citada na rede social, seguida por Silvero Pereira e Renato Góes, em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Segundo a Kantar Ibope, cada ponto equivale neste ano a 205.755 pessoas na Grande São Paulo, 124.692 pessoas na Grande Rio de Janeiro e 713.821 pessoas nas 15 praças aferidas no PNT.