Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu series

Da TV para a vida real: Júlio Andrade e Marjorie Estiano doam sangue

Protagonistas de 'Sob Pressão' participam de campanha levantada pela série

Julio Andrade e Marjorie Estiano doam sangue no Rio, em campanha levantada pela série Sob Pressão - Joao Cotta/Divulgação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Um drama ampliado pela falta de bolsas de sangue durante duas delicadas cirurgias realizadas pelo doutor Evandro (Júlio Andrade) e a doutora Carolina (Marjorie Estiano) ocupou parte do episódio de "Sob Pressão" exibido excepcionalmente na quarta-feira (1º). No enredo do episódio da série da Globo, atualmente em sua 4ª temporada, uma arquibancada havia despencado sobre um grupo de torcedores, após uma briga no estádio.

A Globo aproveitou a exibição do capítulo para engatar na manhã desta quinta (2) uma ação com os principais atores da série, em campanha de doação de sangue. Julio Andrade, Marjorie Estiano, David Junior e Barbara Reis estiveram no Hemorio, centro de doação de sangue, no Centro do Rio de Janeiro, para dar início à terceira edição da campanha #correntesobpressão.

Com a pandemia, os centros de doação de sangue enfrentam a redução no estoque. A ação envolvendo a série e a causa se estende a cerca de 140 pontos de coleta espalhados por 20 estados brasileiros e estará valendo ao longo de pelo menos uma semana.

Desde a sua estreia, em 2017, a série médica promove a reflexão e a mobilização da sociedade em torno de assuntos ligados à saúde e consegue estabelecer um diálogo direto com a população. No caso da campanha de doação de sangue, isso vem desde o início em 2018.

No final de cada episódio desta temporada, a Globo também vem vez exibindo cartelas alertando sobre cuidados com a Covid-19.

“O sangue é fundamental, ele é o nosso combustível e é o que faz a gente estar vivo", disse Júlio Andrade enquanto doava sangue, nesta quinta. Estar aqui de novo abraçando essa campanha é muito gratificante”,completa.

“A gente sabe da necessidade e da relevância", emenda Marjorie. "E o benefício que ‘Sob Pressão’ traz pra gente e pro público é de materializar isso, mostrar como a necessidade se apresenta e do quanto o gesto é simples”, define. A lista completa dos locais para doação estão neste link.

Nesta sexta (3), Júlio, Marjorie, David e o diretor Andrucha Waddington, além do roteirista Lucas Paraízo e do médico e consultor Márcio Maranhão, terão um encontro online com alunos da PUC-RJ, para falar do impacto da discussão sobre saúde na sociedade, a preparação para "Sob Pressão", os dramas da vida real na ficção, o interesse do público em séries médicas e da própria campanha nacional de doação de sangue.

Feita toda sob a consultoria do médico Márcio Maranhão, autor do livro que inspirou o filme e a série, "Sob Pressão" chegou, nesta quarta, a 20 pontos de média de audiência na Grande São Paulo, onde cada ponto equivale a 205.377 pessoas. É o recorde desta temporada. O enredo do dia tratou também de HIV na terceira idade, com uma história protagonizada por Ary Fontoura e Arlete Salles.

Coprodução da produtora Conspiração com a Globo, "Sob Pressão" é escrita por Lucas Paraizo, com Márcio Alemão, André Sirangelo, Pedro Riguetti e Flavio Araujo, com direção artística de Andrucha Waddington e direção de Andrucha, Mini Kerti, Rebeca Diniz, Julio Andrade e Pedro Waddington.