Bate-Papo na Web
Descrição de chapéu Facebook

Mensagens autodestrutivas do WhatsApp exigem cuidado do usuário

Fotos de visualização única não ficam salvas, mas permitem prints

Ícone do WhatsApp - Dado Ruvic/Ilustration/Reuters

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

“Esta mensagem se autodestruirá em cinco segundos.” Parece coisa de agente secreto, tipo o Ethan Hunt, interpretado por Tom Cruise, em “Missão Impossível”? Mas agora tem coisa parecida no seu celular.

O WhatsApp lançou no começo do mês o recurso de visualização única de fotos e de vídeos. Funciona assim: a pessoa envia um arquivo com esse recurso ativado e a outra recebe uma mensagem apenas com a palavra “Foto” ou “Vídeo”. Para visualizar, precisa clicar em cima. Quando a imagem for fechada, ela desaparece e não dá para ver de novo.

Não é possível salvar nem encaminhar a mídia. Mas atenção: quem recebe pode tirar um print ou gravar a tela, e quem enviou não será avisado disso. Ou seja, para quem pensou que seria uma forma segura de enviar nudes sem correr o risco de vazar, esqueça.

Então, para que serve essa função? Ela pode dar algum conforto na hora de mandar uma mensagem confidencial ou comprometedora ao saber que, por padrão, aquilo não ficará salvo e não deixará rastros. A não ser que o receptor queira. Portanto, continua valendo o alerta de que certas mensagens só devem ser enviadas para quem a gente confia. E olhe lá –porque as coisas podem mudar.

Para usar o recurso, é preciso instalar a atualização mais recente do WhatsApp. Depois, abra uma conversa e selecione uma foto ou vídeo. Antes de enviar, clique no ícone com uma bolinha e o número 1, do lado direito da caixa de texto. E pronto, pode mandar. Na primeira vez, vai aparecer uma mensagem explicativa. Depois, apenas um aviso de que a opção foi ativada.

Você não consegue ver de novo a imagem que enviou. E só é possível saber se o destinatário abriu a foto ou vídeo se as confirmações de leitura dele estiverem ativadas.

Se receber algo impróprio, clique nos três pontinhos no canto esquerdo da imagem e selecione “Denunciar contato”. Nesse caso, o arquivo será enviado ao WhatsApp e a conta do usuário poderá ser banida se os termos de serviço tiverem sido violados.

WhatsApp lança recurso de envio de imagens de visualização única, nova opção para envio de nudes - Divulgação