Falafel na frigideira pode ser servido como aperitivo ou hambúrguer
Receita à base de grão-de-bico é versátil e pode ser mistura do almoço
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!
Diz a página online da enciclopédia Britannica que o falafel é um ícone da comida do Oriente Médio e da comida de rua do mundo todo.
O nome pode designar tanto bolinhos ou discos de massa fritos como um popular sanduíche em que essas bolas feitas à base de favas ou grão-de-bico e bem temperadas —muitas vezes apimentadas— aparecem dentro do pão acompanhadas de salada (de alface, tomate, pepino e cebola) e iogurte. Por aqui, resolvi me ater ao bolinho mesmo.
O falafel é simples de fazer. Basta bater todos os ingredientes em um liquidificador ou processador (com cuidado para ir parando e limpando as laterais) até ficar homogêneo e depois cozinhar essa mistura. O bolinho é feito com o grão-de-bico cru —não adianta querer usar o grão cozido ou enlatado— e depois frito em óleo por imersão ou chapeado em uma frigideira com um pouco de óleo ou azeite.
O processo de bater a leguminosa demolhada e fritar é muito semelhante ao do nosso acarajé. A diferença é que o bolinho baiano é feito de feijão fradinho e frito no dendê.
Os temperos que fazem o falafel ter seu gosto especial são cominho e coentro. Nada impede que o cozinheiro faça um bolinho apenas com salsinha, cebolinha, sal e pimenta. Porém, alerto que a explosão de sabores causada pelo coentro e pelo cominho vale a tentativa.
Para acompanhar esta iguaria que pode ser servida como aperitivo, como mistura do almoço e como substituto vegetariano de hambúrguer, sugiro coalhada ou então o molho vegano que aparece nesta foto.
Para fazer, deixe meia xícara de castanhas-do-pará e de caju em água de um dia para o outro. Escorra e bata as castanhas com um quarto de xícara de água, suco de um limão, um dente pequeno de alho, uma colher de sopa de azeite, sal e pimenta. Aí, é só servir junto!
Fique em casa e vamos para a cozinha? Até a próxima!
FALAFEL DE FRIGIDEIRA
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 15 unidades
Ingredientes:
250 g de grão-de-bico cru demolhado por 12 horas
¼ xícara (chá) de salsinha
¼ xícara (chá) de coentro
½ colher (café) de cominho em pó
1 colher (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de água
1 cebola média
2 dentes de alho
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Óleo para fritar