Bobó de camarão é fácil de preparar e lindo de servir à mesa; aprenda receita
Típico do litoral baiano, prato delicioso e festivo traz presença forte do dendê
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!
Cresci, imagino que como muita gente, ouvindo que dendê é muito pesado e coentro tem sabor de sabão de coco. Graças a Deus, o paladar da gente evolui. Hoje, eu sou uma devoradora de ambos os ingredientes, que, sinceramente, nunca achei fortes ou com gosto ruim.
É por causa desse apreço por eles que o bobó de camarão, prato símbolo da comida do litoral da Bahia que inexiste sem o azeite de cor alaranjada e a erva refrescante, é hoje uma das minhas preparações preferidas.
É claro que é possível modular a quantidade destes dois polêmicos ingredientes de acordo com o (des)gosto do freguês. Minha dica aos resistentes é ir repetindo essa receita e aumentando a quantidade para acostumar o paladar.
Logo, será possível entender como o bobó perde sabor sem a força do dendê (azeite feito a partir do fruto do dendezeiro) e sem os aromas quase cítricos do coentro. Ao mesmo tempo, se usados em demasia, os dois alimentos podem desandar o equilíbrio do prato. A receita de hoje pega leve, eu prometo.
De acordo com Ana Luiza Trajano em “Básico - Enciclopédia de Receitas do Brasil”, o bobó é uma palavra que vem da língua fon (falada no Benim) e designa o creme feito com inhame, fruta-pão ou mandioca, sem a presença do camarão.
Ou seja, seria possível bobó de outros ingredientes, quisesse o cozinheiro. O de camarão, porém, tornou-se símbolo da comida baiana, principalmente aquela preparada no litoral, que prima pelo uso de frutos-do-mar.
O grande truque para dar sabor ao bobó que ensino aqui —e que eu recomendo servir com arroz branco e farofinha de alho e dendê— é caprichar no caldo e ter paciência com a mandioca. A raiz quando batida se transforma em um creme quase elástico, que, muitas vezes, faz o liquidificar girar em falso (já vi aparelhos queimarem tentando bater mandioca).
Por isso, o uso do caldo é tão importante. Se para bater a mandioca, você precisou de muito líquido e acha que seu creme está fluido demais, não se preocupe. Leve-o ao fogo antes de acrescentar o camarão já refogado e deixe que reduza, atingindo a consistência desejada. Aí, é só seguir o bonde.
Fique em casa e vamos para a cozinha? Até a próxima!
BOBÓ DE CAMARÃO
Dificuldade: Médio
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes
500 g de mandioca
500 g de camarão limpo
1 cebola média
3 dentes de alho
4 colheres (sopa) de azeite de dendê
1 pimenta dedo-de-moça
3 colheres (sopa) de azeite
½ maço de coentro picado
Suco de um limão
Sal a gosto