Ceia de Natal: Aprenda a preparar quatro pratos sem complicação
Refeição festiva pede pratos saborosos, mas execução não precisa ser complicada
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!
Há uma história que diz que a ceia de Natal se originou do costume cristão de deixar as portas das casas abertas e a mesa posta com iguarias na noite feliz para que peregrinos entrassem e se unissem em celebração à família local.
Particularmente, tendo estudado e lido a respeito do tema, acredito que muito da forma como elaboramos o jantar da noite de Natal atualmente tenha a ver com os costumes culinários dos nobres a partir do século 17 e posterior adoção pela burguesia. Trocando em miúdos, isso quer dizer que um jantar de respeito tem muita fartura e grandes animais inteiros servidos à mesa. Lembra um pouco o peru de Natal e os acompanhamentos, não é mesmo?
Fato é que atualmente existe um a espécie de cartilha não escrita da mesa natalina, que muda de acordo com os costumes de cada local, mas que invariavelmente inclui uma carne assada e seus diversos acompanhamentos e, depois, sobremesa.
Como sugestão para os leitores, pensei em pratos simples, mas que fazem bonito. A escolha do frango em detrimento do peru tem razão prática: é quase impossível encontrar a ave in natura, sem temperos. Grandes frigoríficos parecem apenas oferecer o peru já com sabores vindos de fábrica. Como isso vai contra meus valores culinários, optei por escolher um belo frango caipira que parecia estar bastante carnudo. Garanto que o resultado é maravilhoso.
As receitas são bastante adaptáveis. Por exemplo, no lugar das batatas-doces é possível usar batatas-inglesas. Dá para suprimir as passas no chutney de manga, e não tem problema nenhum em substituir as castanhas-de-caju da farofa por castanhas-do-pará. Da mesma forma, a quiche de queijos pode usar opções de acordo com o gosto do freguês.
Então, fique em casa se possível, celebre com poucas pessoas e vá para a cozinha fazer uma bela ceia. Feliz Natal e até a próxima!
CEIA DE NATAL
Rendimento: 6 pessoas
FRANGO ASSADO COM BATATA-DOCE
Dificuldade: Fácil
A ave assada é o prato principal da noite. A dica para obter a cor dourada é utilizar um frango com pele e cumprir as duas etapas de cozimento, com e sem papel-alumínio, como indicado no modo de fazer. Lembre-se de que o sabor do alecrim é intenso, então, alguns ramos são suficientes.
Ingredientes
1 frango
500 ml de espumante
Ramos de alecrim
Sal e pimenta-do-reino a gosto
8 dentes de alho
3 cebolas
Suco de dois limões
1 xícara (chá) de azeite de oliva
4 batatas-doces
CHUTNEY DE MANGA
Dificuldade: Fácil
Muitos não gostam, mas o fato é que carnes em geral combinam com molhos doces --hábito culinário este que vem dos primórdios. Este chutney de manga pode ser acompanhamento de frango peru e também de pernil de porco, caso seja essa a sua escolha para a ceia de Natal.
Ingredientes
1 limão descascado e picado
1 manga descascada e picada
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
¾ xícara (chá) de uvas passas
1 cebola picada
1 xícara (chá) de vinagre
1 colher (sobremesa) de sal
½ colher (chá) de pimenta-do-reino moída
½ colher (café) de cravo
1 colher (sopa) de gengibre ralado
QUICHE CINCO QUEIJOS
Dificuldade: Média
Sucesso absoluto nas festas natalinas da colunista que vos escreve, a quiche de queijos é daquelas receitas para guardar e repetir o ano todo. Caso não queira usar os mesmos queijos indicados na receita, é possível substituir.
O gruyére e o provolone podem dar lugar a outros tipos que derretem bem, como prato ou muçarela. O parmesão pode ser substituído por um meia cura. Quem não gosta de queijos azuis como o gorgonzola pode suprimi-lo da receita. O catupiry, por sua vez, recomendo usar, pois a cremosidade é fundamental.
Ingredientes
Para a massa
250 g de farinha de trigo
140 g de manteiga gelada
2 colheres (sopa) de queijo ralado
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de creme de leite fresco
1 ovo
Para o recheio
2 ovos
250 ml de creme de leite fresco
350 g de queijos variados ralados (ex. gruyère, provolone, parmesão e gorgonzola)
400 g de queijo catupiry
½ colher (café) de noz-moscada
FAROFA DE CASTANHA-DE-CAJU
Dificuldade: Fácil
Item mais indispensável do menu, a farofa é brasileiríssima e fica perfeita com carnes e salpicões. Essa aqui tem sabor picante, que casa bem com o paladar suave do frango.
Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
50 g de manteiga
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara de castanhas-de-caju
1 cebola roxa
2 dentes de alho picados
¼ xícara (chá) de cheiro verde picado
1 pimenta dedo-de-moça
Sal a gosto
TARTE TATIN DE MAÇÃ
Dificuldade: Médio
Conta a lenda que duas irmãs francesas, de sobrenome Tatin, inventaram a iguaria por acidente, colocando massa sobre o recheio e assando o doce. A torta é tradicional e deliciosa. Fica ótima com acompanhamento de sorvete ou chantilly. Quem não tiver panela que vai ao forno, pode preparar as maçãs caramelizadas em uma frigideira e depois arrumá-las na forma em que o doce será assado.
Ingredientes
8 maçãs fuji
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
75 g de manteiga
Para a massa
175 g de farinha de trigo
120 g de manteiga sem sal
1/2 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de água gelada