Aprenda a preparar croque monsieur, sanduíche gratinado clássico da cozinha francesa
Q uitute pode ter ingredientes diferentes e vale por uma refeição
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!
Sabe quando você quer um sanduíche para jantar ou almoçar, mas gostaria de algo mais elaborado do que apenas colocar queijo e frio entre duas fatias de pão? Então! Seus problemas acabaram! O croque monsieur é uma das melhores soluções para esse dilema glutão. Clássico de bistrô francês, trata-se basicamente de um misto quente turbinado com molho branco, mostarda e gratinado ao forno. E, sim, é delicioso como parece.
Esse quitute é um daqueles dos quais não se sabe muito bem a origem. O nome vem da união de dois termos franceses, o verbo "croquer" (mastigar) e a palavra "monsieur" (senhor). Diz-se que nasceu no café parisiense Boulevard des Capucines nos anos 1910, e sua primeira aparição literária foi no segundo volume da série "Em Busca do Tempo Perdido", do escritor francês Marcel Proust, em 1918. Mas há também relatos que tenha aparecido como receita em um livro belga um pouco antes.
Seja como for, o lanche se tornou presença quase obrigatória nos menus de bistrôs –os restaurantes despojados– da França. Uma versão que leva um ovo frito com gema mole em cima é também muitíssimo famosa e se chama croque madame –segundo consta, o ovo faria as vezes de um chapéu da dama.
Para preparar essa iguaria tradicional, usei fatias de pão caseiro (cuja receita já apareceu nesta coluna). Ele é macio na medida certa e fica muitíssimo saboroso. Na falta dele, use pão de forma, mas se atente ao fato de que possivelmente a receita ficará mais molhadinha, por causa da consistência do alimento.
As quantidades sugeridas dão origem a um sanduíche farto, porém, é possível modificá-las. Mais ou menos molho de acordo com a vontade, mais ou menos queijo ou presunto. Fique à vontade. Só não se esqueça da mostarda, pois ela dá sabor todo especial.
Siga em casa (se puder) e vamos para a cozinha? Até a próxima!
CROQUE MONSIEUR
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 1 sanduíche
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- ¾ de xícara (chá) de leite
- Sal, pimenta e raspas de noz-moscada a gosto
- 4 fatias finas de presunto cozido
- 50 g de queijo tipo gruyère ralado
- 2 fatias de pão branco
- 1 colher (sobremesa) de mostarda tipo dijon
- Salsinha picada para decorar