Aventura na cozinha

Aprenda a preparar filé mignon suíno com batatas para o almoço de Páscoa sem gastar muito

Receita não é cara e tem toque de sofisticação para um domingo especial

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! Esta Páscoa vai ser diferente, indubitavelmente. A reunião familiar vai ser menor, e provavelmente os chocolates demorarão mais tempo a serem entregues.

Além de todas as restrições ao contato interpessoal, que impactam sem dó um dos feriados mais importantes do calendário cristão, muitos já começam a enfrentar dificuldades financeiras –as notícias de cortes de jornada e demissões são cada vez mais alarmantes.

Segundo a definição do dicionário Michaelis, além da celebração da ressurreição de Jesus Cristo, a palavra “páscoa” significa também a festa com a qual pastores nômades celebravam a chegada da primavera (no hemisfério norte).

De um jeito ou de outro, a simbologia fica bem clara: está ligada a renascimento. Não sabemos ainda o que virá, mas é muito possível que nossa sociedade emerja desse baque inesperado de forma completamente nova. Renascida.

De qualquer maneira, o feriado é importante para os brasileiros e nosso povo, em detrimento de problemas, sempre dá um jeito de festejar. Minha maneira de ajudar foi elaborar um prato principal e seus acompanhamentos para o almoço de domingo que tivesse um ar de sofisticação, mas não pesasse no bolso. Acredito que tenha alcançado êxito na minha empreitada.

O ingrediente de maior valor agregado de toda a receita são a mostarda tipo dijon e o vinho branco seco, que podem ser encontrados em várias versões, algumas com preço bastante modesto. A carne de porco está entre as mais baratas, e o filé mignon suíno, se preparado da maneira correta, com bastante temperos, não tem nada de insosso e fica bem bonito à mesa. A quantidade usada aqui serve uma família grande (que more junta), mas é possível dividir a receita da maneira que achar melhor. Pela metade, para servir quatro pessoas, ou por quatro, para um almoço a dois.

Escrevo este texto de coração apertado, mas torcendo para que uma boa comida traga alento a alma de todos. No mais, lembrem-se: fiquem em casa se for possível! Feliz Páscoa!

Vamos para a cozinha? Até a próxima!


FILÉ MIGNON SUÍNO COM MOLHO, BATATAS E PERA

Dificuldade: Médio
Rendimento: 8 pessoas

Ingredientes
Filé mignon
2 peças de filé mignon suíno de mais ou menos 600 g cada uma
1 garrafa de vinho branco seco
1 cebola grande

Suco de um limão
4 dentes de alho
¼ de xícara (chá) de azeite
2 colheres (sopa) de mostarda tipo dijon
1 colher (sopa) sal
1/2 colher (chá) de pimenta do reino

Molho
Metade do líquido da marinada do porco
2 colheres (sopa) de mostarda tipo dijon
¼ xícara (chá) de creme de leite

Batatas ao murro
1 kg de batatas bolinha
¼ de xícara (chá) de azeite
Sal a gosto

Peras caramelizadas
4 peras
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de mel
Raspas de noz-moscada
½ colher (café) de canela em pó

Cebola tostada
250 g de cebola aperitivo
¼ de xícara (chá) de azeite

MODO DE FAZER

  1. Limpe as peças de filé mignon de grandes nacos de gordura e das fáscias.

  2. Em uma vasilha grande, disponha a carne, a cebola em pedaços e os dentes de alho grosseiramente amassados.

  3. Tempere com limão, sal, pimenta, mostarda e esfregue bem. Coloque metade do azeite.

  4. Adicione o vinho, tampe o recipiente e deixe marinar por três a seis horas.

  5. Esquente uma frigideira com o restante do azeite e doure as peças de filé de todos os lados por dois minutos cada lado.

  6. Em uma assadeira, disponha a carne e coloque metade do líquido da marinada, além das cebolas e do alho.

  7. Asse em forno médio pré-aquecido por cerca de 40 minutos. Para saber o ponto da carne, espete com um garfo longo. A peça deve soltar suco transparente.

  8. Para o molho, coloque em uma frigideira o restante da marinada e reduza a um quarto do volume. Acrescente a mostarda e misture bem. Coloque o creme de leite, cozinhe por dois minutos e desligue.

  9. Lave bem as batatas e fure cada uma duas vezes com um garfo.

  10. Cozinhe em água fervente com sal até ficarem macias.

  11. Escorra e seque as batatas.

  12. Coloque as batatas cozidas, uma de cada vez, sobre um pano de prato. Dobre o pano sobre a batata, e a esmurre com a base da palma da mão usando força moderada. As batatas não devem se espatifar nem podem ficar inteiras.

  13. Aqueça uma panela com azeite e doure as batatas esmurradas dos dois lados.

  14. Com as peras, tire as sementes e cabos das peras e corte em cubos. Coloque o mel, o açúcar e a água em uma panela. Espere borbulhar. Acrescente as peras, a canela e a noz-moscada e cozinhe por cinco minutos. O suficiente para a que a fruta fique macia, mas sem desmanchar.

  15. Corte as cebolas ao meio e tire as cascas, sem remover o bulbo. Coloque em uma assadeira e cubra com o azeite. Asse em forno médio por 10 minutos de cada lado ou até ficarem tostadas.