Aprenda a preparar versão prática de strudel com recheio de pera e especiarias
Tradicional prato alemão ganha versão prática com recheio de fruta e amêndoas
Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! A receita de hoje é uma adaptação do famoso strudel de maçã. A palavra significa algo como "turbilhão", por conta da forma como a massa é enrolada no recheio, formando uma espécie de espiral.
Essa massa é tradicionalmente feita a partir de farinha, água e óleo, em um processo cansativo de sova. Aqui, uso massa folhada, simples de encontrar, e fecho o ”strudel” como um envelope, dobrando os dois lados da massa sobre o recheio. Ainda assim, o resultado é maravilhoso. Recomendo servir o doce ainda morno, com creme inglês, chantily ou sorvete de creme.
O sabor mais conhecido de strudel é o de maçã, mas o prato pode até ser salgado. Versões de repolho, legumes e salsicha de sangue são famosas na Alemanha, onde a iguaria provavelmente nascida na Áustria, popularizou-se.
Escolhi sair do lugar do comum e usar pera em vez de maçã. As frutas são parentes e têm sabor com notas semelhantes, ainda que a pera seja menos ácida e tenha uma textura densa, mas levemente granulada. Seleções da espécie ao longo dos séculos diminuíram essa granulosidade, fazendo o pomo ser hoje muito mais homogêneo.
Em geral, pera combina com especiarias e castanhas, especialmente avelãs e amêndoas. A receita que dou aqui leva as primeiras, mas é possível substituir ou mesmo adicionar avelãs. Cardamomo e anis são temperos que podem contribuir para o sabor deste recheio também. Adicionar alguns ao recheio e retirar antes de assar é uma ótima dica.
Para finalizar, a farinha de rosca pode ser industrializada, mas é muito fácil fazer a sua em casa mesmo sem processador. Para isso, torre um pão amanhecido (sem queimar) e rale-o na face “espinhosa” dos raladores multitarefas. O resultado fica muito bom.
Vamos para a cozinha? Até a próxima!
STRUDEL DE PERA
Dificuldade Médio
Rendimento 12 porções
Ingredientes
400 g de massa folhada laminada
4 peras portuguesas
¼ de xícara (chá) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
½ xícara (chá) de uvas passas brancas
½ xícara (chá) de amêndoas laminadas
½ xícara (chá) de farinha de rosca (aproximadamente)
1 colher (sopa) de rum
Suco de um limão
1 colher (chá) de canela em pó
¼ de colher (chá) de cravo em pó
¼ de colher (chá) de noz-moscada
Açúcar de confeiteiro para polvilhar