Para não passar fome no calor, confira três receitas de sanduíches frios, com opção vegana
Há uma opção com carne, uma vegetariana e uma vegana
Nesse calor, fica difícil comer pratos muito substanciosos e, principalmente, quentes, não é mesmo? Pensando nisso, preparei para a coluna de hoje três receitas de sanduíches.
Para serem saboreados frios, eles são perfeitos para os dias ensolarados em que a gente não pode nem pensar em preparações que pesam no estômago. Para agradar a todos os paladares e ideologias gastronômicas, o trio de sanduíches traz uma opção com carne, uma vegetariana e uma vegana, sem nenhum ingrediente de origem animal.
E todos deliciam e matam a fome. A história do sanduíche é particularmente engraçadinha. Reza a lenda (e os historiadores parecem corroborar com essa versão) que a comida composta por duas fatias de pão com algum recheio entre elas foi criada em 1762 pelo inglês John Montagu, conde de Sandwich (termo que originou nossa versão aportuguesada ‘sanduíche‘).
Ao que consta, ele tinha um terrível problema de vício em jogos de cartas. Por conta disso, passava horas e horas na mesa de carteado. Em uma dessas jogatinas, o conde pediu que seu cozinheiro criasse algo que ele pudesse comer sem interromper o jogo.
Foi o nascimento do sanduíche: carne entre duas fatias de pão. O nobre acabou se apaixonando pela iguaria (quem não?), que, por sua vez, foi se tornando popular na Inglaterra. Hoje, todo mundo ama um sanduíche e inclusive o utiliza com o mesmo subterfúgio de Montagu, muitas vezes. Isto é: comer rapidamente.
Mas essa é uma coluna de gastronomia. E, por mais que eu entenda que, às vezes, temos que comer correndo, não é uma prática que eu recomende. Portanto, ainda que seja mais fácil comer seu lanche sentado na frente da TV ou do computador, tente saboreá-lo à mesa, na companhia de pessoas queridas.
Aproveite também o tempo para prepará-los. Todas as receitas têm algum molho ou pasta que deve ser feito por você mesmo. Quanto ao pão usado, fuja dos ultraprocessados, que levam conservantes e aditivos que nosso corpo dispensa com gosto.
Se não tiver à mão um bom pão de fermentação natural, crocante e saboroso, prefira os pães de padaria. Quando menos processado for o alimento, melhor! Sempre.
Vamos para a cozinha? Até a próxima!
Trio de sanduíches
Dificuldade Fácil
Rendimento 4 unidades
Rosbife com pepino
Ingredientes
- 1 baguete cortada em quatro pedaços de 10 cm cada um
- 200 g de rosbife
- 1 pepino japonês
- 1 ovo
- Sal a gosto
- 1 col. (sopa) de mostarda
- Suco de meio limão
- Óleo de milho suficiente para dar ponto
Pasta de ricota e rúcula
Ingredientes
- 8 fatias de pão tipo filão
- 200 g de ricota fresca
- 1 beterraba pequena
- 1 cenoura pequena
- 1/4 de xíc. (chá) de salsinha picada
- 3 col. (sopa) de maionese
- 2 col. (sopa) de azeite de oliva
- 1 maço de rúcula
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Hommus, abobrinha e tomate
Ingredientes
- 8 fatias de pão tipo forma
- 1 abobrinha
- 2 tomates maduros
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para o hommus
- 2 xíc. de grão-de-bico cozido
- 1 dente de alho
Suco de um limão
- 1 col. (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
- 2 col. (sopa) de azeite de oliva
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para o pesto de salsinha
- 2 col. (sopa) de azeite de oliva
- 1/2 xícara de salsinha picada grosseiramente
- 1/4 de xícara de nozes
- 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado grosso
- Sal e pimenta-do-reino a gosto