Aventura na cozinha

Lula à moda provençal é leve, fácil de fazer e serve como aperitivo nos dias quentes de verão

Receita é inspirada nos sabores da Provença, região do sul da França

 Lula à moda provençal
Lula à moda provençal - Juliana Ventura/Arquivo Pessoal

Altas temperaturas, praia, piscina, enfim, o verão combina com frutos do mar. Porém, não é preciso experimentar as iguarias apenas empanadas, fritas e cheias de molho.

A preparação de hoje é perfeita para os dias quentes, mas leve, clássica e inspirada nos sabores da Provença, região do sul da França, conhecida por usar ingredientes mais leves como alho, azeite, vegetais, frutos do mar e ervas.

Há algumas versões desta receita. A que costumo preparar e ensino agora aos leitores é basicamente a lula servida morna com um molho à base de azeite, alho, tomate e cheiro-verde. Mas é possível incrementar com outras ervas secas, que fazem parte das chamas ervas de Provença, como orégano, alecrim e tomilho.

Não lancei mão delas, pois preferi utilizar o máximo de frescor possível. Acho a combinação específica de lula com alho especialmente saborosa, pois o sabor picante do tempero se equilibra com a carne macia e quase doce do fruto do mar. Indico essa receita como petisco.

Aqueles tira-gostos que podemos provar à beira da piscina, acompanhados de uma bela taça de vinho branco ou rosé. Mas nada impede que a lula à provençal faça as vezes de prato principal, pois sabor é o que não falta. Sugiro comprar a lula fresca. Os anéis congelados perdem em sabor e textura.

Vá a uma peixaria de confiança e, para poupar trabalho, peça as lulas já limpas, mas não descarte os tentáculos e as nadadeiras, que são deliciosos e merecem fazer parte do prato.

É preciso ter cuidado com o cozimento, pois a carne da lula pode facilmente ficar borrachuda. O ideal é cozinhar pouco. Ela não muda de cor, como o camarão, mas perde a translucidez. Experimente. Se oferecer alguma resistência a mordida e estiver tenra, é porque está pronta. Mas fique atento! Isso leva apenas minutos.

Vamos para a cozinha? Até a próxima!


LULA À PROVENÇAL

Dificuldade Fácil
Rendimento 8 porções

Ingredientes
- 1 kg de lula
- 4 tomates maduros
- 6 dentes de alho
- 1 xíc. (chá) de azeite de oliva
- 1 xíc.(chá) de cheiro-verde picado
- Suco de 2 limões-tahiti
- Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

  1. Corte as lulas já limpas em anéis. Não descarte as nadadeiras e os tentáculos.

  2. Tempere as lulas com sal e o suco de limão.

  3. Aqueça uma frigideira com metade do azeite e salteie os anéis aos poucos até que fiquem mais brancos apenas. Reserve.

  4. Na mesma frigideira, coloque o restante do azeite e frite o alho até ficar levemente dourado.

  5. Acrescente os tomates picados em cubos pequenos, sem as sementes. Salteie por cerca de cinco minutos.

  6. Retorne as lulas à panela e as incorpore à mistura.

  7. Acerte o sal, a pimenta e desligue o fogo. Adicione o cheiro-verde picado, mexa bem e sirva morno.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 35, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias