Turma da Mônica retorna aos cinemas abordando os desafios de crescer
Live-action 'Lições' chega às telonas do país nesta quinta-feira
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Com direito a cena pós-crédito e muitas surpresas escondidas, os fãs da turminha do bairro do Limoeiro podem se preparar para mais uma aventura de Mônica e seus amigos. "Turma da Mônica - Lições" chega nesta quinta-feira (30) aos cinemas, e promete encantar e emocionar a todos com os desafios que os amigos enfrentam, agora precisando aprender a crescer.
"Não tem como não se identificar", diz o diretor, Daniel Rezende, que destaca a importância de o filme ter tido seu lançamento adiado por um ano para poder ser visto nos cinemas, já que proporciona uma experiência coletiva. "É um filme sobre separação e todo mundo foi separado pela pandemia", completa em coletiva de imprensa, da qual o F5 participou.
O elenco principal é o mesmo de "Turma da Mônica - Laços". Os atores mirins contam que um dos maiores desafios da sequência foi trazer toda a carga emocional do filme. Giulia Benite, que interpreta Mônica, disse que o período de preparação foi longo, e que o filme a ajudou como atriz, já que antes ela tinha dificuldade em se emocionar.
Kevin Vechiatto (Cebolinha) diz que, com ajuda da equipe de produção e do próprio elenco, acabou sendo "fácil se emocionar", além disso, ele revela que apesar de o elenco aparecer chorando em algumas cenas, toda a preparação partia de lembranças felizes.
"Trabalhamos muito para chegar nesse momento de emoção", completa o diretor. O longa emociona e aborda temas importantes como ansiedade, além de causar a separação dos quatro personagens já queridos pelo Brasil inteiro. "Não tivemos medo de entrar em assuntos mais profundos."
Rezende pontua que antes mesmo de gravar, a produção de "Lições" carregava dois grandes desafios: se comunicar com adultos e crianças, e ser melhor que o primeiro filme, lançado em 2019. "É muito incrível ouvir que estamos conseguindo fazer uma coisa que quase ninguém consegue", completa Vechiatto.
Mesmo com a dificuldade da carga emocional da história, o elenco afirma que o filme foi mais fácil em alguns pontos. Laura Rauseo, a Magali, conta que, diferente do primeiro filme, eles leram todo o roteiro para ter um guia nas falas e ações. "Ajudou muito para entender melhor as situações."
Apesar disso, Benite diz que o elenco não tentou decorar as falas, para que o resultado saísse naturalmente. Para ela, a maior ajuda veio justamente de seus companheiros de cena. "Não tínhamos o preparador de elenco nas gravações, mas tínhamos um ao outro", afirma.
Além disso, a turminha de carne e osso diz que é divertido ser reconhecido nas ruas e na escola, e ainda afirmam que a amizade entre eles vai muito além das telonas do cinema. "A única diferença é que eu tomo banho", brinca Gabriel Moreira, que interpreta Cascão. "[E agora] todo mundo me chama de Cebolinha, menos minha mãe", completa Vechiatto.
O longa foi filmado no primeiro semestre de 2020, novamente em Poços de Caldas, Minas Gerais, e traz para o público o desafio de entender que não precisa crescer sem deixar de ser criança. "É uma coisa tão importante que nós adultos esquecemos todos os dias", pontua Rezende.
O live-action também tem participações de nomes como Malu Mader, Isabelle Drummond, Augusto Madeira, Maurício de Sousa e Mônica Sousa. Além disso, o longa apresenta personagens queridos dos quadrinhos como Marina, Milena, o gatinho Mingau, Nimbus, Do Contra, Humberto, Rolo, Pipa e Franjinha. "É a coisa mais linda que eu já vi", completa Mônica Sousa.
O filme é baseado na obra de Mauricio de Sousa e inspirado na Graphic Novel "Lições", de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi. Para o futuro, apesar de não dar detalhes, o diretor não descarta novas produções e até mesmo uma continuação para a turminha.