Você viu?

Artista é detida em Paris por posar nua no museu d'Orsay

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A artista luxemburguesa Deborah de Robertis foi detida por exibicionismo em Paris, depois de posar nua no museu d'Orsay, um dos mais frequentados pelo público na capital francesa.

Deborah escolheu uma tela de Edouard Manet que representa a prostituta Olympia em uma postura parecida, informou seu advogado, Tewfik Bouzenoune, neste domingo (17).

Durante a exposição "Esplendor e Miséria: Imagens da Prostituição, 1850-1910", Deborah tirou a roupa para "filmar a reação do público com uma câmera", explicou o advogado, alegando que "era uma performance artística".

Não é de hoje que "Olympia" tem provocado escândalos: o quadro da mulher desnuda interpelando diretamente o público com o olhar gerou polêmica quando foi exibido pela primeira vez em 1865. A obra representa uma prostituta, uma mulher real muito distante das idealizadas representações femininas da época.

Crédito: Reprodução ORG XMIT: 351601_0.tif Artes Plásticas: "Olympia" (l863), obra de Édouard Manet.
"Olympia", obra de Manet exposta no museu d'Orsay, em Paris

Porém, o nu de Deborah de Robertis parece ter sido excessivamente real para o gosto do museu d'Orsay.

"Havia muita gente na frente do quadro. Os seguranças responderam bem: fecharam a sala e lhe pediram que se vestisse. Como ela se negou, chamaram a Polícia para tirá-la de lá", disse uma porta-voz da instituição, que apresentou acusações contra a artista por exibicionismo.

Este também não é o primeiro incidente envolvendo a artista no museu. Em maio de 2014, Deborah expôs a vagina diante de outro quadro, "A Origem do Mundo, de Gustave Courbet, que reproduz a imagem de genitais femininos. A trilha sonora para a performance foi "Ave Maria", de Schubert. Ela batizou sua recriação como "o espelho da origem".

Alguns frequentadores do museu aplaudiram De Robertis, mas os seguranças foram rapidamente até ela para exigir que finalizasse a performance o quanto antes.

Crédito: Reprodução/Instagram/jefere A artista Deborah de Robertis mostra a vagina diante do quadro "A Origem do Mundo", de Gustave Courbet, em maio de 2014
A artista Deborah de Robertis mostra a vagina diante do quadro "A Origem do Mundo", de Gustave Courbet, em maio de 2014

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias