Você viu?

Igreja do Monstro de Espaguete Voador recebe aval para realizar casamentos na Nova Zelândia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

A Nova Zelândia deu sinal verde para que a Igreja do Monstro de Espaguete Voador realize casamentos no país.

Fieis da denominação religiosa se autointitulam "pastafaris" e acreditam que o mundo foi criado por uma criatura alada feita de espaguete e almôndegas de carne, embora o próprio site da igreja assinale que alguns deles consideram a doutrina uma "brincadeira".

O aval das autoridades foi publicado no site do jornal oficial do governo neozelandês. Segundo o governo do país, a decisão foi baseada no entendimento de que a organização mantém ou promove crenças religiosas, ou convicções humanitárias e filosóficas.

"Nenhum juízo de valor é feito sobre a validade dessas crenças ou convicções", afirmou Jeff Montgomery, do governo da Nova Zelândia.

A líder oficial da igreja, ou Lámen-chefe, em alusão ao macarrão japonês, prefere se manter no anonimato, mas disse à Radio New Zealand que o próximo passo é solicitar a aprovação de um celebrante.

Leia também: Como nova religião politeísta passou de 3 a 3 mil fiéis em pouca semanas na Islândia

Crédito: BBC  http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/12/151224_casamento_igreja_monstro_espaguete_voador_lgb Igreja do Monstro de Espaguete Voador recebe aval para realizar casamentos na Nova ZelândiaFieis acreditam que mundo foi criado por criatura alada feita de espaguete e almondêgas de carne; segundo líder, próximo passo é solicitar aprovação de celebrante.
Fieis acreditam que mundo foi criado por criatura alada feita de espaguete e almôndegas de carne

"Somos uma igreja de boa-fé, nossos fiéis gostam de se casar, alguns deles várias vezes", disse ela.

E o traje do casamento é bastante flexível. "Podemos usar desde fantasias de pirata ao tradicional chapéu-escorredor".

Enquanto o pastafarianismo possui "centenas, senão milhões" de seguidores internacionais, como afirma a igreja, seus membros enfrentaram obstáculos legais no passado.

Em 2011, um austríaco ganhou a permissão de usar na foto de sua carteira de habilitação uma foto sua usando um escorredor na cabeça como um "chapéu religioso". Mas uma iniciativa semelhante por um fiel na Alemanha ─ dessa vez usando uma bandana de pirata ─ não foi aprovada pelas autoridades.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias