Você viu?

'F5' testou a dica polêmica de Bela Gil: pó de cúrcuma para escovar os dentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bela Gil recomendou e o "F5" testou: esta repórter escovou os dentes usando pó de cúrcuma no lugar da pasta de dente. Segundo a apresentadora, a cúrcuma é uma alternativa natural e saudável e tem propriedades antissépticas, antibióticas e anti-inflamatórias. Vamos às considerações:

NÃO FAZ ESPUMA

A primeira coisa que chamou a atenção foi a estranha sensação de escovar os dentes sem a espuma, que é criada artificialmente para nos dar aquela sensação de "faxina". É igual a lavar a louça com sabão de coco ou tomar banho com sabonete de glicerina: dá a impressão de que não está limpando nada.

Palavra do especialista: O dentista Cléber Soares, vice-presidente da rede de clínicas Sorridents, explica que espuma é um coadjuvante na limpeza. "O que de fato faz a higienização dos dentes é a fricção mecânica da escova. O que você coloca nela, seja pasta ou cúrcuma, não faz tanta diferença."

É AMARELO!

O pó de cúrcuma, também chamado de açafrão, é de um amarelo bem forte. Dá medo de os dentes ficarem amarelados, mas a Bela jurou que não. Minha escova, no entanto, ficou amarela para sempre. Também tenho resina nos dois dentes da frente e temi que ela ficasse manchada.

Palavra do especialista: "Tanto a resina quanto o esmalte natural dos dentes têm porosidade, e, portanto, podem absorver pigmentos. Se a pessoa toma uma limonada, por exemplo, ou qualquer coisa cítrica, o ácido pode deixar o esmalte do dente um pouco mais poroso. Se, em seguida, essa pessoa escova os dentes com cúrcuma, a possibilidade de pigmentar o dente é enorme". Ele acredita que, com o surgimento de novidades naturebas, mais pesquisas a respeito da pigmentação serão feitas.

Crédito: Anahi Martinho/Folhapress Testamos a cúrcuma
Testamos a cúrcuma

É REFRESCANTE

Sim, o pó de cúrcuma tem um sabor gostoso e deixou uma sensação refrescante na boca, mas ela durou muito menos do que a pasta de dente. Meia hora depois, parecia que eu não tinha escovado os dentes. Bela Gil sugeriu adicionar canela em pó, o que pode prolongar a sensação de bom hálito. Testarei da próxima vez.

E AS CÁRIES?

É importante levar em consideração que a alimentação da Bela Gil é muito diferente da maioria de nós, reles mortais: ela não come açúcar refinado, refrigerantes, café nem corantes artificiais, o que naturalmente já faz os dentes dela serem mais saudáveis que os meus. Assim é fácil não ter cárie, é só não comer besteira. Será, então, que a cúrcuma é mais eficaz para quem tem uma alimentação mais natural?

Palavra do especialista: "O açúcar, de fato, é o grande vilão da saúde dos dentes. Mas qualquer outro alimento que fique grudado no dente pode ser fermentado por bactérias e provocar cáries", explica Soares. "Essa moda de alimentação saudável é ótima, mas precisa haver um equilíbrio."

FLÚOR

A grande polêmica em torno da cúrcuma x pasta é o flúor. Bela alega que o componente é causador de "fratura óssea, câncer de boca e hipotiroidismo".

Palavra do especialista: Soares diz que ainda não há comprovação científica dos benefícios antissépticos e antibióticos da cúrcuma. Já o flúor em excesso pode sim causar problemas: a fluorose, que é o aparecimento de manchas amarelas nos dentes. "Mas a quantidade presente na água e na pasta de dente é inofensiva". Quanto ao câncer e hipotiroidismo, ele afirma não ter embasamento científico para confirmar nem discordar de Bela.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias