Você viu?

Cerca de 30% da Muralha da China da dinastia Ming desapareceu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Apesar do nome enganador, a Grande Muralha da China é uma composição de várias muralhas, sendo a mais antiga a que foi construída durante a dinastia Ming, no século 15.

Esse trecho perdeu cerca de 30% de seu comprimento depois que seus tijolos foram utilizados para construir casas, segundo um estudo oficial citado nesta segunda-feira (29) pela imprensa.

Cerca de 2.000 quilômetros desapareceram e 1.200 estão danificados, considerou a Administração do Estado encarregada do patrimônio, que limitou seu estudo a um segmento de nove mil quilômetros.

A grande afluência de turistas contribuiu igualmente para a degradação do monumento, acrescentou esta agência governamental.

Crédito: Jorge Araujo/Folhapress A Grande Muralha consiste de diversas muralhas, construídas durante várias dinastias ao longo de aproximadamente dois milênios
A Grande Muralha consiste de diversas muralhas, construídas durante várias dinastias ao longo de aproximadamente dois milênios

"Os habitantes que vivem perto da Grande Muralha tinham o costume de utilizar seus tijolos para construir suas casas e vários setores da fortaleza foram destruídos como consequência da expansão urbana e da construção de estradas", detalhou Cheng Dalin, um especialista da Comissão de Estudos da Grande Muralha, citado pelo jornal "Global Times".

A Grande Muralha é constituída de um conglomerado de porções construídas em diferentes períodos, desde o século 3 a.C. Se forem levadas em conta as partes desaparecidas e as que se formaram por relevos naturais, estima-se que seu comprimento total seja de 21.000 quilômetros.

O monumento mais famoso da China sofreu muitos danos, sendo atravessada por estradas, fábricas ou linhas de trem e espoliada de suas pedras e sua terra, sobretudo durante a Revolução Cultural maoísta (1966-1976).

Ao contrário do que se acredita, a Grande Muralha não pode ser observada a olho nu a partir da Lua.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias