Imagens fortes: Cachorros são abatidos para festival culinário na China
Yulin, uma cidade do sul da China, abriga anualmente um polêmico festival no qual milhares de cachorros são abatidos e cozinhados em público.
Ativistas de direitos dos animais no mundo todo estão se manifestando contra o evento, que será no próximo domingo, em 21 de junho.
Muitos cachorros já foram mortos na cidade durante os preparativos para o festival, segundo agências de notícias, que disponibilizaram imagens dos animais na mesa de abate (veja na galeria abaixo). Também é possível ver os cães em gaiolas, à venda para quem quiser cozinhá-los.
Cachorros são cada vez menos encarados como comida na China, o que tem feito a quantidade de animais comercializados para alimentação diminuir, segundo o "Guardian". Ainda assim, estima-se que em 2014 tenham sido abatidos 10 mil cães no festival.
O evento traz também preocupações quanto à saúde pública, já que os animais servidos como comida são geralmente vira-latas, que cresceram na rua sem vacinas ou tratamentos veterinários —o que torna a carne inapropriada para consumo.
Neste ano, muitas pessoas estão protestando nas redes sociais contra o festival, como o comediante inglês Ricky Gervais, que lançou a hashtag "#StopYulin2015" no Twitter.
O apresentador André Marques também se manifestou, postando uma foto contra o evento. Petições em sites como o "Change" também se proliferam nas redes.
Carne de cachorro não é um item incontroverso de culinária na China. Em 2011, um outro festival no leste do país asiático foi cancelado após protestos; em 2014, um grupo de pessoas foi preso por abater cachorros e vender a carne para restaurantes.
Comentários
Ver todos os comentários