Você viu?

Imagens fortes: Cachorros são abatidos para festival culinário na China

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Yulin, uma cidade do sul da China, abriga anualmente um polêmico festival no qual milhares de cachorros são abatidos e cozinhados em público.

Ativistas de direitos dos animais no mundo todo estão se manifestando contra o evento, que será no próximo domingo, em 21 de junho.

Muitos cachorros já foram mortos na cidade durante os preparativos para o festival, segundo agências de notícias, que disponibilizaram imagens dos animais na mesa de abate (veja na galeria abaixo). Também é possível ver os cães em gaiolas, à venda para quem quiser cozinhá-los.


Cachorros são cada vez menos encarados como comida na China, o que tem feito a quantidade de animais comercializados para alimentação diminuir, segundo o "Guardian". Ainda assim, estima-se que em 2014 tenham sido abatidos 10 mil cães no festival.

O evento traz também preocupações quanto à saúde pública, já que os animais servidos como comida são geralmente vira-latas, que cresceram na rua sem vacinas ou tratamentos veterinários —o que torna a carne inapropriada para consumo.

Neste ano, muitas pessoas estão protestando nas redes sociais contra o festival, como o comediante inglês Ricky Gervais, que lançou a hashtag "#StopYulin2015" no Twitter.

O apresentador André Marques também se manifestou, postando uma foto contra o evento. Petições em sites como o "Change" também se proliferam nas redes.

Carne de cachorro não é um item incontroverso de culinária na China. Em 2011, um outro festival no leste do país asiático foi cancelado após protestos; em 2014, um grupo de pessoas foi preso por abater cachorros e vender a carne para restaurantes.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias