Globo não vai se desculpar por boneco-esponja considerado racista do 'BBB16'
Um item de decoração na casa do "BBB16" está dividindo opiniões dentro e fora do reality.
Aparentemente inocente, uma esponja de louça em forma de boneco dos anos 1970, com cabelo afro, remete a um dos maiores clichês racistas do Brasil, o de chamar cabelos crespos de "Bombril" e "Assolan".
Sustentada pelo pai aos 34 anos, Ana Paula defende: 'sou machista'
O incômodo foi sentido por um dos dois participantes negros da casa, Ronan, que levou a situação com bom humor e apelidou o boneco de Will: "Por que tem que ser um negro? Isso aqui não vai ser usado para lavar nada. Vou salvar você, Will", brincou Ronan, sem saber que o item já tinha virado polêmica nas redes sociais.
Em resposta ao "F5", a Globo informou que não vai retirar o item de decoração da casa nem pedir desculpas. A emissora justifica que o personagem faz parte de uma coleção de bonecos e foi escolhido para brincar com o tema da edição, que foca na variedade de gerações.
"A esponja citada, representando um dançarino disco dos anos 1970, faz parte de uma coleção que retrata ícones de gerações e culturas diversas, como uma moça descolada dos anos 1960, um soldado da guarda inglesa e até a própria Rainha Elizabeth. Os outros modelos serão colocados na casa aos poucos, ao longo da temporada do programa", disse, em comunicado.
Comentários
Ver todos os comentários