De versão teen a 1 ano de confinamento, confira 5 curiosidades do 'Big Brother' ao redor do mundo
Idealizado por John de Mol, o "Big Brother" (Endemol) teve sua primeira temporada realizada entre setembro e dezembro de 1999 na pátria mãe, ou seja, na televisão holandesa.
Desde então, a fórmula de sucesso do "reality show" rapidamente se espalhou por mais de 40 países nos cinco continentes, entre Bulgária e Tailândia, passando por México e África.
Tudo intelectual que não transa', diz Diego sobre novos BBBs
No ar no Brasil desde 2002, o programa chega à sua 16ª edição nesta terça-feira (19), na Globo. Para os mais ansiosos, confira cinco curiosidades sobre o "Big Brother" ao redor do mundo.
1 - versões alternativas
Em 2003, a emissora britânica Channel 5 resolveu inovar e produzir uma versão alternativa do "Big Brother", confinando, por dez dias, adolescentes com idades entre 14 e 17 anos.
Também é projeto da Channel 5 a versão com participantes famosos, o "Celebrity Big Brother", no qual está confinada Angie Bowie, ex-mulher de David Bowie que causou uma confusão danada na casa após saber da morte do músico.
2 - maior confinamento
Imagine passar o Ano-Novo dentro do "Big Brother"... e o Carnaval, e o Natal, e o aniversário, e a final do campeonato, e a estreia da novela, etc., etc., etc. Pois é. Foi o que aconteceu na Alemanha. O país é dono do recorde de duração com uma edição que se estendeu por 365 dias, entre 2 de março de 2004 e 1º de março 2005... Quase um 7 a 1 no Brasil.
3 - edição interrompida
Em muitos países, o programa não passou da primeira temporada. Porém, a versão do "Big Brother Arábia", cujos competidores eram de países do Oriente Médio (como Arábia Saudita, Egito, Síria e Iraque), sequer chegou ao fim.
A primeira edição teve que ser interrompida apenas 11 dias depois da estreia, em 2004, por causa de protestos de muçulmanos contra o programa.
Apesar de recintos separados para homens e mulheres, como dita a religião islâmica, o confinamento tinha uma sala mista, o que gerou a revolta.
4 - censura
Também alvo de censura, a primeira edição do "Big Brother China" deve ir ao ar ainda este ano. O canal Youku Tudou, que exibirá o "reality" on-line, promete se "autocensurar", cortando cenas com linguagem abusiva, comportamento inadequado ou qualquer conteúdo considerado "politicamente sensível".
5 - país recordista
Apesar de já estar em sua 16ª edição, o Brasil ainda não é o recordista no quesito número de temporadas. O título pertence aos Estados Unidos, com 17. A versão brasileira, porém, é dona do maior número de participações por telefone em uma votação —a final do "BBB10" atingiu 154 milhões de votos, garantindo a vitória a Marcelo Dourado.
Comentários
Ver todos os comentários