Televisão

Clara e Marina se beijam após pedido de casamento em 'Em Família'; veja fotos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O esperado beijo entre as personagens Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller) já tem data para acontecer na novela "Em Família" (Globo). Será na segunda-feira (30), após a fotógrafa pedir a amada em casamento.

Uma prévia da cena foi divulgada, sem muito alarde, nesta sexta-feira (27) pela Globo. No comunicado, o beijo sequer é citado. No entanto, entre as fotos que acompanham o material há uma que mostra a cena.

Estrela de 'Em Família', Tainá Müller posa sensual para revista
Novela das 21h da Globo, 'Em Família' perde 25 'Itaquerões' de público

O beijo era esperado por fãs do casal "Clarina", como se apelidam, desde que as duas começaram a se envolver.

A novela "Amor à Vida", também da Globo, exibiu no começo do ano o primeiro beijo entre dois homens gays na TV brasileira. Pouco mais de um mês depois, os personagens Fernando (Matheus Nachtergaele) e Roberto (Evandro Soldatelli) se beijaram no seriado "Doce de Mãe".

Alguns autores apontam que o primeiro beijo entre duas mulheres da TV brasileira foi entre Alda Alves e Geórgia Gomide em "A Calúnia" (1963), na TV Tupi, mas não há registro da cena.

Mais recentemente, quem saiu na frente foi o SBT, que em 2011 exibiu um beijo entre Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre) no folhetim "Amor e Revolução", de Tiago Santiago.

Na Globo, as personagens Jennifer (Bárbara Borges) e Eleonora (Mylla Christie) chegaram a dar um breve selinho em "Senhora do Destino" (2004).

Outra novela de Manoel Carlos, "Mulheres Apaixonadas" (2003), exibiu um beijo entre as personagens Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli), mas isso só ocorreu quando uma se vestiu de homem para encenar a peça "Romeu e Julieta".


HISTÓRICO

O tabu do beijo gay na TV brasileira durou vários anos. Programas de auditório e telejornais já o exibiram, como no "Fica Comigo", da extinta MTV Brasil, em 2001.

A teledramaturgia, no entanto, havia poucos casos. Em 2005, a Globo cortou a cena em que os atores Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro gravaram o beijo entre seus personagens, um estilista e um peão de fazenda, respectivamente. A sequência chegou a ser rodada várias vezes.

Em 2010, a emissora também suprimiu um beijo gay entre dois homens da série "Clandestinos". A cena, no entanto, foi parar na internet.

A Globo também cortou um beijo gay entre Homer e Moe, no episódio "Todo o Mundo Morre um Dia" de "Os Simpsons".

Em "Amor e Revolução" (2011), o SBT liberou o beijo entre duas mulheres, mas vetou um beijo entre os personagens Jeová (Lui Mendes) e Chico (Carlos Artur Thiré).

A extinta TV Manchete também mostrou beijo entre dois homens na série "Mãe de Santo" (1990). Na ocasião, porém, a sequência entre os atores Raí Bastos e Daniel Barcelos foi mostrada contra a luz, mostrando apenas as sombras dos intérpretes.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias