Televisão

Apóstolo Valdemiro Santiago afirma que as igrejas são iguais e que macumba pega

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, gravou uma polêmica entrevista ao "talk show" "Luciana By Night" (RedeTV!), de Luciana Gimenez, no fim da tarde de terça-feira (8).

No bate-papo, o autointitulado apóstolo relembrou sua infância pobre, no interior de Minas Gerais, contou do trabalho na roça e se emocionou ao falar da morte da mãe, quando ele tinha 12 anos.

Segundo Santiago, o incidente o levou a tentar o suicídio. "Quando ela morreu, a gente se perdeu. Eu tentei suicídio, tentei me matar, porque eu achava que sem ela eu não conseguiria sobreviver. Ela era a sobrevivência mesmo", disse.

O religioso também afirmou não existir diferenças entre as igrejas. "As igrejas são iguais, Deus é que faz a diferença na vida da gente. Deus não está preocupado com o nome de igreja ou a religião. Ele está preocupado conosco. O Deus que me ama, ama você do mesmo jeito."


"Essa história de religião, de placa de igreja, não existe. Reino de Deus não tem um cantinho pra essa ou pra aquela igreja, não. Me perguntam qual a religião que eu indico, 'a sua religião'? Eu falo 'não, porque eu não tenho religião'. A religião deve ser essa: amar a Deus, temer a Deus e amar o próximo como a ti mesmo", seguiu.

Mas se isentou de compará-las: "Na verdade, eu nem comparo, porque eu prego a palavra e as coisas que acontecem na igreja não saem dos meus recursos próprios. Como é Deus que produz aquilo, que faz tudo, eu não poderia nem comparar. Deus é quem decide em qual igreja ele vai operar e qual maneira vai operar. De uma igreja pra outra acontecem coisas diferentes, tem um grau de dificuldade mais elevado, milagres. Só que aí não sou eu, não é responsabilidade minha, não é por causa do Valdemiro."

Quando questionado se acredita em macumba, se macumba "pega", o apóstolo foi direto: "Ah pega. Em mim não pega, não. Eu carregava um patuá na época [infância na roça]. Uma macumbeira colocou um patuá, disse que era pra me proteger e eu fiquei rebelde com todo mundo. Então pegou [macumba], porque eu fiquei amigo dela e inimigo de todo mundo. O mal existe e é isso que eu quero dizer. Não é que a macumba pega, é que existe o mal assim como existe o bem".

Gimenez perguntou sobre a fama de milagreiro de Santiago.

"É verdade nada. Não é verdade. Quem faz milagre é Deus, é Jesus Cristo. O milagre é pela fé", disse o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus.

Ainda na entrevista, o apóstolo descreveu um naufrágio do qual foi vítima em 1996, em Moçambique, e afirmou que o episódio foi uma sabotagem. O acidente ocorreu na África.

O programa "Luciana by Night" com Valdermiro Santiago vai ao ar na próxima terça-feira (15).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias