Televisão

Faltam muitos capítulos para que casal gay vire família no horário nobre

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um mês após o primeiro beijo entre homens ter ido ao ar no horário nobre da Globo, outro casal tabu começa a se formar na faixa das 21h.

Na novela "Em Família", a fotógrafa Marina (Tainá Müller) se encanta pela dona de casa Clara (Giovanna Antonelli) e logo percebe que estava apaixonada. Será que vai ter beijo lésbico?

"O que eu tive com a Clara foi uma empatia imediata, um encontro de almas", disse a personagem Marina.

Acontece que Clara é casada, tem filho e, embora pareça abalada também, resiste às investidas da nova amiga.

Crédito: editoria de arte/folhapress Tabu na TV
Tabu na TV

"Como você encara a história da Daniela Mercury? Não sei, mas tem que ter muita coragem para embarcar numa história de amor com outra mulher", Clara fala para si mesma (e para o maior público da TV Globo).

A trama com Clara e Marina já obedece a um padrão, considerando-se as últimas novelas da Globo. Personagens gays têm presença praticamente certa em folhetins.


O problema, segundo especialistas ouvidos pela Folha, é que sempre aparecem de forma estereotipada, como foi o caso do personagem Crô ("Fina Estampa", 2011).

"O gay é mostrado como afeminado, como Vera Verão, Félix, Crô. E na vida real, essa figura é minoritária. Gays são másculos na maioria", diz Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia.

A repetição do padrão, no entanto, aponta para uma característica da teledramaturgia brasileira: a de atuar como termômetro forte dos temas que, mesmo considerados tabus, estão sendo discutidos pela sociedade e avaliados de maneira diferente.

Na década de 1970, por exemplo, o seriado "Malu Mulher" falou sobre a emancipação feminina no ambiente de trabalho e sobre a mulher como chefe de família. Nos anos 2010, as relações homoafetivas estão na pauta.

"A novela no Brasil é um espaço de crítica social importante. As que fazem mais sucesso são as que comentam a realidade", diz Igor Sacramento, professor da Escola de Comunicação da UFRJ.

TODO CARINHO

Manoel Carlos, o autor, só diz que o romance entre Clara e Marina ainda não está estabelecido, mas que será contado "com todo o carinho".

Crédito: editoria de arte/folhapress
Fora do script

Nos últimos capítulos, as duas personagens foram vistas em cenas de intimidade, na piscina, tomando uma chuveirada juntas, deitadas de roupas íntimas, como um alimento para fantasias.

"Os homens heterossexuais têm um certo tesão em ver duas mulheres juntas. É algo recorrente em filmes pornográficos", lembra a professora de Antropologia da USP Heloisa Buarque de Almeida.

A atriz Tainá Müller, que interpreta Marina, diz estar sentindo uma torcida forte do público pelo romance e que pretende se entregar.

Giovanna Antonelli, a Clara, diz que "o desafio será contar essa história de amor, independentemente da sexualidade da personagem".

Para Luiz Mott, o beijo entre duas mulheres é mais "digerível" que entre homens.

"O lesbianismo ameaça menos a hegemonia do macho brasileiro, que ainda vê o homem gay como risco. As lésbicas fazem parte do imaginário erótico do macho."

A complicação maior está na configuração familiar de Clara, casada com um banana malandro. "O público pode entender e apoiar o fato dela ter se apaixonado por outra pessoa, sem enfrentar diretamente a questão da sexualidade", diz Sacramento.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias