Televisão

Em bares de SP, comemoração de beijo gay tem clima de Copa do Mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com clima de fim de Copa do Mundo, a novela "Amor à Vida", da Globo, mostrou o primeiro beijo entre homens em novelas. A trama de Walcyr Carrasco conseguiu emplacar o beijo entre o ex-vilão Félix (Mateus Solano) e o mocinho Niko (Thiago Fragoso).

Quando Félix e Niko, apareceram juntos pela primeira vez no capítulo, o coro tomou conta do bar Soda Pop, no largo do Arouche, região central de São Paulo: "Beija! Beija!"

Uma algazarra logo seguida por um sonoro suspiro de decepção quando o ex-vilão Félix deu uma leve acariciada no ombro do pretendente e saiu de cena. Não foi dessa vez.


Everton Santos, 35, um analista de previdências que dividia uma mesa com amigos histéricos, já tinha convicção que o esperado beijo entre dois homens na novela das oito jamais rolaria.

"A Globo se promove em cima da realidade, mas não mostra a realidade", dizia Santos. "A Globo só gosta de mostrar porrada."

Mas ele estava errado. No último bloco da novela, rolou. E o bar veio abaixo com mais gritos. "Foi ótimo", disse o comerciante Leandro Cardoso, 33, aos beijos com o namorado. "Achei que não fosse rolar, que fossem ficar só se olhando. Nunca teve um beijo gay numa emissora como a Globo. Foi bonito", disse o vendedor Jair Silva, 28, seu namorado.

No Public Bar e After Bar, na avenida Brigadeiro Faria Lima, zona sul da capital, cerca de 60 pessoas acompanharam o capítulo num telão.
Diante do beijo, houve comemoração, com gritos e aplausos. Muita gente apanhou o telefone para postar nas redes sociais. "Já era hora. Não... Já tinha passado muito da hora", disse a radialista Marina Felipe, 30.

O advogado Fabio Pawlaski, 29, escolheu o bar para comemorar seu aniversário com um grupo de amigos justamente porque assim não perderiam o último capítulo da novela. Ele diz que acompanhou apenas alguns capítulos, mas que estava na expectativa pelo beijo gay.

O último capítulo foi marcado pelas habituais revelações em meio a reuniões de família. Pilar anunciou para a família que foi ela a responsável pelo acidente com intenção de matar Mariah (Lúcia Veríssimo), então amante de Cesar e tia de Aline (Vanessa Giácomo).

Teve ainda casamentos, o de Natasha (Sophia Abraão) com Thales (Ricardo Tozzi) e o quase concretizado de Edith (Bárbara Paz) com Herbert (José Wilker), o de Márcia (Elizabeth Savala) com Atílio (Luis Melo), além da confirmação de votos de Paloma e Bruno (Malvino Salvador) e do nascimento do bebê dos dois.

A vilã Aline morreu eletrocutada em uma tentativa de fuga da cadeira.

E, após o beijo entre Félix e Niko, o ex-vilão se reconcilia com o pai, de quem passou a cuidar, em uma cena ao som da 5ª Sinfonia de Mahler, com referências à "Morte em Veneza" (Luchino Visconti, 1971).

De acordo com a assessoria de imprensa da Globo, as cenas foram gravadas na quinta-feira, um dia antes de irem ao ar.
Elenco e produção da novela assistiram ao último capítulo em uma churrascaria do Rio e, depois, comemoram o final em uma festa na casa do diretor de núcleo Wolf Maya.

AUDIÊNCIA

A cena foi ao ar às 23h08. O capítulo marcou 44 pontos de audiência, segundo prévia do Ibope (cada ponto corresponde a 65 mil residências na Grande São Paulo), e 71% de share (televisores ligados no horário). A média era de 35 pontos. As antecessoras "Salve Jorge" e "Avenida Brasil" tiveram, em seus últimos capítulos, 46 e 51 pontos, respectivamente.

Em nota emitida ao fim do capítulo, a Globo afirmou que "toda cena de novela é consequência da história, responde a uma necessidade dramatúrgica e reflete o momento da sociedade".

"O beijo entre Felix e Niko selou uma relação que foi construída com muito carinho pelos dois personagens. Foi, portanto, o desdobramento dramatúrgico natural dessa trama", afirma o texto.

Em outra ocasião, o beijo gravado entre Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro para a novela "América", em 2005, não foi ao ar por decisão da cúpula da emissora.

(GUSTAVO FIORATTI, ISABELLE MOREIRA LIMA, SILAS MARTÍ)

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias