Humanos

Cartunista recebe visita do serviço secreto após piada sobre "drones"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 8 de março, o cartunista Norm Augustinus publicou em seu site um "gif animado" em que, diante da Casa Branca, o presidente Obama, a primeira-dama Michelle, o vice-presidente Biden e a senadora democrata Nancy Pelosi são eliminados por um laser disparado de um avião, no qual se lê "drone".

Os "drones" são aviões não tripulados, usados recentemente em ataques contra terroristas no Paquistão, e motivo de controvérsia nos EUA.

Dois dias após a publicação do cartum, Augustinus diz que recebeu este e-mail.

"Caro Sr. Augustinus,

Informamos que o seu desenho animado é uma violação do título 18, código dos Estados Unidos, seção 871 (ameaça contra o presidente). Você tem dez dias para remover esses desenhos ou enfrentará terríveis consequências.

Respeitosamente,
Roland K. Anders
Serviço Secreto dos Estados Unidos
Divisão de Proteção"

Crédito: Reprodução Obama e Michelle no desenho de Norm Augustinus

Augustinus compartilhou o e-mail e o site "Roll Call" publicou uma reportagem. Mas, depois, a história foi desmentida. O e-mail do serviço secreto seria uma farsa, de origem desconhecida.

Segundo a versão que Augustinus contou ao site "Slate", ele recebeu uma visita do serviço secreto em sua casa, após o e-mail ser publicado na web.

O cartunista disse que agentes do serviço secreto e policiais comuns cercaram sua casa. A visita demorou duas horas e ele teve que responder perguntas sobre sua posição política e sobre o desenho.

Entre as perguntas, relatou, Augustinus, estavam: "Por que Nancy Pelosi está em uma cadeira de rodas [no seu cartum]?"

Ao que ele respondeu: "Porque ela é velha".

Ele ainda teve que explicar se gostaria que acontecesse ao presidente Obama o que mostrou no desenho. Augustinus teria respondido: "Não posso ter um drone que dispara feixes de laser".

De acordo com um porta-voz do serviço secreto, o cartunista realmente recebeu uma visita em sua casa, mas o motivo foi o falso e-mail.

Augustinus rebateu dizendo que a visita aconteceu no dia em que o prazo para a remoção do desenho vencia.

"O governo envia essa equipe apenas por causa de um e-mail falso ou uma carta falsa? Acho difícil. Se Roland Anders não existe, com todos os recursos do governo, por que eles não rastrearam a origem do e-mail?"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias