HUMOR: A 'pontuação' esta incompreendida!!!....
Você, leitor perspicaz, já percebeu que o título desta coluna está em internetês: tem aspas onde elas são totalmente descabidas, não tem virgula onde é necessária (a pontuação, esta incompreendida), usa exclamações como quem espalha orégano na pizza e acredita que reticências de três pontos não bastam —se não forem no mínimo QUATRO, não fica bom.
Fora que, como o pessoal também acha que acentuação é um negócio facultativo, você bate o olho e não sabe de imediato se a pontuação é ESTA incompreendida ou ESTÁ incompreendida. Que falta faz uma Lei Maria da Penha contra os maus-tratos aos acentos, sobretudo o de crase —uma vez, li na internet que "é preciso amar ÀS pessoas". Até completei no Twitter: "É preciso amar ÀS pessoas como se não houvesse regras claras de uso da crase, porque, se você parar pra pensar, na verdade não À". (Desculpaí, Renato Russo.)
Existe, é claro, gente que escreve de modo retardadinho ironicamente: o Twitter tem alguns desses estilistas, e o meu único receio é que, de tanto serem retardados irônicos, um dia a ironia se perca e eles não consigam mais voltar. Mas, quando a incompetência é sincera, não fingida, pergunto: o que é que os acentos e os sinais de pontuação fizeram de tão ruim para você, sociedade brasileira? Eles são nossos amigos, ajudam aquilo que escrevemos a ser entendido por outros seres humanos —não merecem ser maltratados desse jeito.
Grosso modo, os linchadores da pontuação se dividem entre os que acham que ela é enfeite e os que, na dúvida, optam por não usar pontuação nenhuma. A internet e as mensagens de SMS são o habitat natural dos segundos (uma amiga recebeu outro dia: "Gu eh a prima a tia ja chegou ta na vo". E ainda era engano –ela não é o Gu, nem a prima, nem a tia, muito menos a vó). Já os primeiros acreditam, por exemplo, que aspas são brincos a serem pendurados nas orelhas das palavras e têm forte presença também fora do ambiente virtual.
Outro dia passei por uma concessionária de automóveis e li o seguinte:
MUITO OBRIGADO AOS NOSSOS "CLIENTES"
Como diria Renato Aragão, fiquei CAFUZO. Cazzo, são clientes ou não são? É tudo cliente de mentirinha, cliente mais ou menos, cliente numas? Vá lá você oferecer "dinheiro" na compra de um carro "do ano" pra ver se eles topam fazer "negócio". Nem a "pau"!!!!!!!
De todo modo, dá pra se divertir um pouco brincando de análise grafológica. Usa reticências de quatro, cinco ou mais pontos? Pessoa de meia-idade que posta fotos com mensagens de autoajuda no Facebook..... e sabe que a vida é fugaz..... e tem de ser vivida intensamente....... e acabou de fazer uma tatuagem CARPE DIEM no peito do pé. Curte uma overdose de exclamações? Ou é adolescente ansioso/a que acha que uma só não exclama direito ou é o Zé Celso, que a cada ano encena uma "Cacilda!!!!!" com mais exclamações.
Enfim, brasileiros e brasileiras, chega de violência contra a pontuação. Ou então troquem de vez o "ordem e progresso" por PONTUAÇÃO SOME NADA ACONTECE FEIJOADA.
RUY GOIABA prefere café quente, cerveja gelada e vírgula em frases como "não para de chover, cacete".
Comentários
Ver todos os comentários