Factoides

HUMOR: Relembre 64 com Polvo Comunista e Zé Tortura!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um desenho animado que traduz o espírito do tempo

Ah, os bons e velhos tempos!

Militares marchavam pelas ruas e desciam o porrete em qualquer um que estivesse passando. O golpe de 1964 iniciava a longa noite da ditadura e o país inteiro era obrigado a cantar "This is the rhytm of the night, oh yeah...!"


Para marcar os 50 anos da quartelada, todos querem entender qual era o espírito daquela época. O que diziam os livros? As músicas? As novelas? Os jornais? As revistas?


Os estudiosos se esquecem, no entanto, de olhar para os desenhos animados. Eles retrataram à perfeição esse peculiar momento histérico nacional. E talvez a animação mais representativa de todo o período seja "Polvo Comunista e Zé Tortura", a cultuada produção do Estúdio Hannah-Arendt.

Quem consegue se esquecer do simpático molusco correndo e gritando: "Mais forte são os poderes do pooolvo!". Sempre perseguido de perto pelo guarda Zé Tortura aos berros de: "Eu te arrebento, comuna celafópode!".

Crédito: Edson Aran Polvo Comunista


A trama era simples e ingênua, porém deliciosa. No aquário Terceiro Mundo Tropical, o Polvo Comunista tentava influenciar corações e mentes das demais criaturas marinhas: a Tainha Tapada, o Lambari Lambão e o Atum Alienado. Injuriado com as artimanhas do polvo, Zé Tortura prendia, arrebentava e dava porrada em todo mundo, sempre com ajuda da Traíra Traiçoeira, um peixe que não valia a minhoca que comia.


O Estúdio Hannah-Arendt realizou várias outras animações significativas, todas muito fieis ao espírito do tempo: "Gorila Milico e Orangotango Ordinário", "As Aventuras da Galinha Verde" e um dos maiores sucessos do período, "Teodoro Troglodita e a Família com Deus pela Liberdade".


Sim, parece que foi ontem! Mas tem gente doidinha para que tudo se repita amanhã. A nostalgia, afinal, não tem futuro.

Crédito: Edson Aran 50 anos de ditadura


9 MANEIRAS DE IRRITAR O GERENTE DO SEU BANCO

Chegou a hora de dar o troco!

1 - Quando ele ligar para dizer que o limite do cheque especial estourou, responda: "Tudo bem, a Al Qaeda já assumiu a autoria"...

2 - Peça financiamento para uma noitada de sexo, drogas e rock'n'roll. Se ele negar, diga que é mentira: é pra comprar uma refinaria em Pasadena.

3 - Fale que você quer abrir uma conta. Quando ele perguntar que tipo de conta, responda: "De multiplicação, é claro! Se for de subtração, estou fora!".

4 - Deixe sua conta sempre no vermelho. Depois justifique: "O que seria do vermelho se todos gostassem do azul?".

5 - Peça um empréstimo milionário e não aceite "não" como resposta: "Você não manda aí, me deixa falar com o dono!".

6 - Ligue e afirme que você foi sequestrado e está cativo numa das luas de Saturno. Quando o gerente perguntar se você bebeu, responda que um cara importante como você só poderia sofrer sequestro de alienígena pra cima!

7 - Informe a ele que o seu cartão será roubado no meio da tarde. Portanto, todos os gastos com vagabundas e bebidas que acontecerão à noite não serão seus.

8 - Afirme que você precisa de 50 talões de cheques. E acrescente: "Mas não no meu nome, é claro".

9 - Ligue e pergunte se ele tem ações da Petrobrás. Se ele disser que sim, responda: "Rarará! Quem mandou não vender?!"


EDSON ARAN é autor de seis livros. O mais recente, "O amor é outra coisa" (Jardim dos Livros), fala sobre o sentido da vida e tem mais de duzentos pensamentos cretinos. Também é roteirista. Seu site é www.sitedoaran.com.br

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias