Factoides

HUMOR: O Brasil está de TPM

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olha, não está fácil. Tem marcha pra cima, tem marcha pra baixo. Tem até marcha andando de lado, que é pra não bater nas outras duas. E tem gente exigindo a revogação da Lei da Gravidade. E tem gente que quer #PanicatsParaTodos, em vez de só pros filhos do Eike Batista. E tem gente que quer adotar o Wandalismo, com uma nova Constituição baseada em músicas do Wando. Difícil, viu.


Aí um amigo meu que mora no exterior, me liga e diz: "Mas o que é isso? Parece que o Brasil está de TPM. Reclama de tudo e não quer negociar nada!". E aí eu penso que talvez ele esteja certo. O negócio é exigir o fim da TPM. Mas depois eu acho que isso é de um machismo odioso e que bom mesmo é uma marcha só com as garotas do Femem de topless. Mas isso também é meio machista, embora as garotas do Femem sejam meio feministas.

Crédito: Edson Aran

E tem gente usando uma máscara feita pela Warner Bros. para protestar contra a globalização. E tem vídeo em inglês de nacionalistas falando pra ninguém vir pra Copa. E tem vídeo de um cara com sotaque americano dizendo o que é bom pro Brasil. E tem gente que não quer partido, mas quer partir pra ignorância.


E tem gente que acha que agora o importante é abrir a cabeça. De preferência na porrada. E tem gente querendo pegar o Caco Barcellos de pau, embora ignore completamente o Caco Antibes e o Sapo Caco.


E tem gente que queima ônibus para exigir ônibus melhores. E tem gente que joga coquetel molotov e depois pede desculpa. E tem gente que pede desculpa e depois joga spray de pimenta. E tem gente que depreda e depois fala que estava deprê.


E tem gente dizendo que os coxinhas sequestraram a revolução, que no início só tinha quibe e esfiha. E tem gente pregando que legal mesmo é a massa na rua --menos o nhoque, que é notoriamente um reacionário.


E tem gente que diz que isso tudo é uma ameaça à democracia e tem gente que jura que democracia é isso aí, bicho! Uma coisa animal! E tem gente perplexa, desconexa, complexa, circunflexa e convexa. E tem opinião de sociólogo, psicólogo, egiptólogo, ornitólogo e ufólogo. Tudo monólogo. Diálogo, que é bom, acabou.


A coisa está tão confusa que eu vejo gente de máscara e coquetel molotov e esbravejo: "Isso é fascismo!". Só pra descobrir que o Zé Dirceu falou a mesma coisa. Socorro! Eu fiquei do lado do Zé Dirceu! Parem essa porcaria que eu quero descer! Mas parem já.


Vamos fazer o seguinte: todo mundo senta e começa a falar "ooooommmmmm" até a TPM passar e entendermos em que diabo de buraco o país se meteu. Acreditem em mim. Eu fui ouvir a voz das ruas. E a voz das ruas me disse: "Já que vocês são sabem para onde ir, dá pra parar de pisar em mim, faz favor?!".


EDSON ARAN é autor de cinco livros. O mais recente, "Delacroix Escapa das Chamas" (Editora Record), é uma sátira futurista passada na São Paulo de 2068. Sua série de cartuns "O Totalmente Dispensável Almanaque Inútil do Aran" é publicada mensalmente no "Folhateen". Ele foi diretor das revistas "Playboy", "Sexy" e redator-chefe da "Vip". É um tuiteiro compulsivo e sua conta é @EdsonAran.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias