Você viu?

Cientistas americanos estão desenvolvendo armadura inspirada no Homem de Ferro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma equipe de cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets) está desenvolvendo uma espécie de armadura líquida que pode trazer força sobrenatural a soldados.

De acordo com o "Daily Mail", a armadura já poderá ser utilizada dentro de três anos.

Batizada de Talos -- a sigla em inglês significa Traje Leve Operador de Táticas de Ataque -- seria capaz de dar "superpoderes" aos soldados, como visão noturna, força sobre-humana e reflexos capazes de desviar de tiros.

Em uma conferência das Forças Armadas americanas em maio, o Almirante Bill McRaven desafiou os cientistas a construírem uma armadura que funcionasse "como um exoesqueleto" e protegesse soldados de balas e estilhaços, usando nanotecnologia.

O traje deveria ser leve o suficiente para ser usado em combate, mas também ideal para missões de vigilância.

O professor Gareth McKinley, do MIT já tinha o projeto de uma "armadura líquida" há onze anos.

A equipe estuda um material que possa se transformar da forma líquida para a sólida em uma fração de segundo, utilizando um campo magnético ou corrente elétrica.

A armadura também deve ser capaz de controlar os batimentos cardíacos, níveis de hidratação e temperatura corporal do soldado.

O próprio coordenador do estudo não descarta a inspiração no super-herói da Marvel, mas acha que seria "mais realista" comparar seu projeto "à armadura que Sigourney Weaver usa no filme 'Alien', um tipo de robô que amplifica os movimentos e melhora a capacidade humana".

O nome Talos é uma homenagem ao gigante de armadura de bronze, personagem do clássico "Jasão e os Argonautas".

"Como todo super-herói, Talos tem um ponto fraco. O da armadura seria o fato de ter que carregar baterias pesadas. Ainda não temos a fonte de energia do Homem de Ferro", lamentou.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias