Você viu?

Pintura de Van Gogh é obra mais vista de acervo virtual do Google

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O quadro "Noite Estrelada", do pintor holandês Vincent van Gogh, é a obra de arte mais vista no projeto on-line Google Art Project, criado há dois anos para acesso a museus de todo o mundo, segundo comunicado divulgado pelo site.

A obra data de 1889 e foi concebida por Van Gogh quando ele tinha 37 anos. Na galeria virtual, ela está disponível em gigapixels --eleva resolução de imagem que permite aos utilizadores aproximarem-se do quadro até ao nível das pinceladas do artista.

O projeto, lançado há cerca de dois anos e permite ao público desfrutar de centenas de obras de artistas representados em museus de todo o mundo, como o Metropolitan e o MoMA, em Nova York, o Hermitage, em São Petersburgo, a Tate Britain e a National Gallery, em Londres, o Museu Rainha Sofia, em Madrid, ou a Galeria Uffizi, em Florença, e o Museu Van Gogh, em Amsterdã. A iniciativa reúne coleções de pintura, escultura, fotografia ou artes decorativas.

De acordo com o Google, os utilizadores "passam em média um minuto vendo cada pintura, ao contrário dos 20 segundos que um visitante leva, em média, para apreciar cada quadro em um museu", mas reconhece que "nada substitui uma visita ao vivo".

Entre as obras de arte mais populares estão também "O Nascimento de Vênus", de Botticelli, "Autorretrato Desenhado à Janela", de Rembrandt, "O Quarto", também de Van Gogh, "No Conservatório", de Manet, e "Os Ceifeiros", de Bruegel.

Crédito: Divulgação Tela "Noite Estrelada", obra do pintor holandês Vincent Van Gogh
Tela "Noite Estrelada", obra do pintor holandês Vincent Van Gogh

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias