Você viu?

Google faz homenagem ao pintor Alfredo Volpi

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Google homenageia neste domingo (14) o pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi (1896-1988) pelos 117 anos de nascimento do artista, considerado um dos mais importantes da segunda geração do modernismo. Uma das características de suas obras são as bandeirinhas e os casarios.

Alfredo Volpi nasceu em Lucca, na Itália, em 14 de abril de 1896. Veio para o Brasil, no ano seguinte, com os pais, que emigraram para São Paulo. Desde pequeno gostava de misturar tintas e criar novas cores. Esse talento o levou a trabalhar como pintor de frisos, florões e painéis nas paredes das mansões paulistanas.

Em 1925 iniciou sua participação em mostras coletivas. Até se firmar como pintor, exerceu vários ofícios, como o de decorador de interiores. Autodidata em artes, tornou-se membro do Grupo Santa Helena, nos anos 1940, onde conheceu o pintor paulista Ernesto de Fiori, que iria influenciá-lo de maneira decisiva.

Crédito: Reprodução/Google.com Reprodução da home do site de buscas Google em que o pintor Alfredo Volpi é homenageado com um "doodle" em comemoração a seus 117 anos
Reprodução da home do Google em que o pintor Alfredo Volpi é homenageado com um "doodle" em comemoração a seus 117 anos

Ao longo de quase um século de vida, Volpi passou por várias fases, recebeu influências de pintores impressionistas e clássicos como Cézanne, Giotto, Ucello, encontrando seu próprio caminho. Volpi criou sua própria linguagem na pintura e evoluiu naturalmente das representações de cenas da natureza para produções mais intelectuais, concebidas em seu estúdio.

Suas obras seriam dominadas pelas cores e pelo estilo abstrato geométrico. Exemplo marcante disso são suas bandeirinhas multicoloridas, que se tornaram sua marca registrada. As formas geométricas e as trocas cromáticas começaram nos anos 1970: Volpi preparava várias pinturas parecidas, alterando cores, no que os críticos definem como uma combinação inventiva.

É a fase das bandeirinhas, sua maior contribuição para a arte brasileira moderna, expressa em seu trabalho "Bandeiras e Mastros". Só pintava com a luz do sol e se envolvia totalmente com a criação de sua obra, o que incluía esticar o linho para as telas. Depois de dominar a técnica da têmpera com clara de ovo, o artista nunca mais usou tintas industriais - "elas criam mofo e perdem vida com o passar do tempo", dizia.

"DOODLES"

O Google costuma destacar datas importantes, como aniversários de invenções e personalidades de destaque, com um logo especial na página inicial do site de buscas

O primeiro "doodle" surgiu em 1998, quando os fundadores Page e Brin quiseram avisar aos usuários que, em caso de problemas nos servidores, estariam ausentes do comando do site por algumas horas, já que participavam do festival Burning Man, em Nevada.

Para isso, colocaram uma pequena imagem de um homem pegando fogo atrás do logo.

O sucesso foi tanto, que hoje a companhia tem uma equipe de voltada para a criação dos logotipos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias