SPFW

Software promete indicar marcas que se encaixam no estilo do usuário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em um futuro não muito distante, será possível comprar roupas sem precisar pesquisar em várias lojas o look perfeito. Esta é a promessa de uma máquina instalada nos corredores da Bienal durante a 44ª edução da SPFW, na qual um sistema de inteligência artificial criado pela Microsoft promete indicar quais marcas se encaixam no estilo dos usuários.

Um totem armado no evento "lê" o corpo dos fashionistas, que ficam livres para testar o equipamento.

A primeira fase é o reconhecimento facial. Perto da câmera, o robô interpreta o rosto e arrisca a idade da pessoa. É bem provável que dê errado. Uma pessoa fez três vezes o teste e obteve idades diferentes: 29, 31 e 30 anos. Nenhuma delas chegou perto dos 20 anos reais.

Foram compiladas 55 milhões de imagens em um banco de dados que busca, de uma maneira ainda superficial, reconhecer diferentes gostos por moda. Para isso, basta se posicionar em frente a câmera e deixar que a máquina faça seu trabalho.

Óculos e maquiagens mais fortes são reconhecíveis, mas tons terrosos e naturais passam despercebidos.

O robô não reage, não toca e não responde a nada. Mais parece um videogame interativo —o que torna o processo menos assustador. "Vi que você está usando uma regata vermelha e uma calça escura. Acho que você pode gostar das seguintes coleções", informa a máquina.

A busca pelo estilo é baseada em informações dos desfiles do dia na SPFW.

O algoritmo interpreta as peças e descreve o que a cobaia está vestindo na ocasião, porém a identificação do estilo não é apurada.

Todas as roupas podem ser catalogadas em apenas três grupos: cool, urbano ou sofisticado moderno.

A precisão não impressiona: além de o robô dar vários foras, a mesma pessoa pode obter resultados diferentes se fizer várias vezes o mesmo teste, ainda que vestindo as mesmas roupas.

Diretor de inteligência artificial da Microsoft na América Latina, Fabio Scopeta diz que a ideia do projeto é apenas "inspirar as pessoas para que elas tenham ideias a partir dele". "A inteligência artificial nunca nos substituirá. A decisão é sempre nossa."

SPFW N44
Software de reconhecimento de estilo durante o 44º SPFW - Adriano Vizoni/Folhapress


DESFILES DESTA QUINTA (31) 

12h Samuel Cirnansck

14h30 Coven

16h Helo Rocha

17h30 Juliana Jabour

18h30 Apartamento 03

19h30 Reserva

20h30 Ratier

21h #todabelezapodeser

SPFW N44

quando até 31/8, na Bienal do Ibirapuera; só para convidados

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias