Tony Goes

E o ator de maior bilheteria de todos os tempos é...

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tom Cruise? Harrison Ford? Arnold Schwarzenegger? Não, não e não. O ator que fez mais filmes de sucesso em toda a história é Samuel L. Jackson. Quem?

Pois é, o sujeito não é muito conhecido. Pelo menos, não pelo nome --e vamos combinar que aquele L. no meio não ajuda muito. Mas sua voz é marcante, e seu rosto, manjadíssimo.

Jackson é o que os americanos chamam de "character actor" (literalmente, "ator de personagem", uma expressão meio tola). Ou seja, não é uma estrela que faz sempre o papel de si mesma em quase todos os filmes, mas um ator de verdade, capaz de interpretar bem os mais diversos tipos.

Nem que para isto ele esteja condenado a ser um eterno coadjuvante. Mesmo com tanto talento e carisma, às vezes Jackson passa despercebido. Alguém aí lembra dele nas três "prequels" de "Guerra nas Estrelas"? Ou em "Parque dos Dinossauros"?

Mas, quando o papel é realmente bom, ele simplesmente arrebenta. É inesquecível como o parceiro de John Travolta em "Pulp Fiction", que lhe rendeu a única indicação ao Oscar de toda sua carreira. Outro prêmio de peso foi uma Palma no festival de Cannes por sua participação em "Febre da Selva", de Spike Lee.
O segredo do sucesso de Jackson talvez seja sua ubiquidade. Ele parece topar tudo o que lhe vem pela frente, seja um projeto de prestígio ou uma bobagem colossal como "Serpentes a Bordo". Pagar as contas é o que realmente interessa; o resto é o resto.

Só que este resto já chega a mais de 7 bilhões de dólares, distribuídos irregularmente por mais de 130 filmes rodados ao longo de quase 40 anos. Uma visita à página de Jackson no site IMDB --o maior banco de dados sobre cinema e TV de toda a internet-- é de arregalar os olhos. Sua vasta filmografia tem muita porcaria, mas também inúmeros títulos importantes.

Esta semana ele foi entronizado no Livro Guiness dos Recordes como o ator que acumula a maior bilheteria de todo o cinema. Podemos até mesmo questionar o critério utilizado: afinal, ninguém sai de casa para ver "o novo filme de Samuel L. Jackson". E seu nome vai continuar desconhecido da maioria do público.

Mas os cinéfilos de verdade vão gostar da notícia. Entre estes, ele é uma unanimidade: um ator que eleva o nível de qualquer filme, por mais baixo que seja. Samuel L. Jackson é o cara.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias