Tony Goes

Estreia de 'Game of Thrones' uniu os internautas, ainda que apenas por uma noite

Arya (Maisie Williams), que retorna a Westeros para matar Walder Frey, responsável pela chacina dos Starks no Casamento Vermelho
Arya (Maisie Williams), que retorna a Westeros para matar Walder Frey, responsável pela chacina dos Starks no Casamento Vermelho - Divulgação


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O avanço da tecnologia fez com que a cultura popular se estilhaçasse em um milhão de pedacinhos.

Hoje em dia, somos nós mesmos os curadores do entretenimento que consumimos. Montamos as nossas próprias playlists e as escutamos sozinhos. Também assistimos às séries de que mais gostamos no horário que melhor nos convier, e no suporte que estiver à mão.

QUIZ: Teste seus conhecimentos sobre a série (e os bastidores de) 'Game of Thrones'

A chamada “TV linear” --nada menos do que a boa e velha TV, aberta ou paga, com grade de programação e faixas bem definidas-- parece estar com os dias contados. Cada vez mais, assistimos a temporadas inteiras no mesmo dia em que elas são disponibilizadas nas plataformas digitais.

A simples ideia de ter que estar em casa num determinado dia, numa determinada hora, só para ver um determinado programa, nos soa arcaica. Digna de meados do século passado.

O resultado é que tendemos a nos fechar em bolhas, com muito pouco interesse pelo que os outros estão assistindo. E ai de nós se estivermos assistindo às mesmas coisas, mas não ao mesmo tempo: corra, que lá vem spoiler!

Mas um único seriado ainda consegue unir a humanidade, ou pelo menos boa parte dela, em frente ao televisor no mesmo dia e hora. É claro que eu estou falando de “Game of Thrones” (HBO), cuja sétima temporada estreou neste domingo (16).

A HBO insiste em exibir apenas um episódio por semana, remando contra a maré inaugurada pela Netflix de lançar temporadas completas de uma só vez. Para os fãs mais empedernidos, a estratégia é equivalente a uma tortura chinesa: “como assim, vou ter que esperar sete longos dias para saber o que acontece depois?”.

Mas também há um lado bom. A estreia mundial simultânea meio que transforma a Terra inteira numa grande sala de cinema. Levamos os mesmos sustos juntos, e muitos de nós comentamos “on-line” em tempo real. 

Aí a famosa “segunda tela” resplandece, com o impulso de uma milionária campanha de marketing bancada pela emissora, mais o empurrãozinho de milhares de hashtags disparadas de todo o planeta.

É um prazer antigo, “démodé”: compartilhar a mesma emoção com quem gosta das mesmas coisas que nós, ao mesmíssimo tempo.

E no dia seguinte essa emoção continua: nesta segunda (17), as redes sociais estão coalhadas de comentários, opiniões, spoilers e reclamações de quem ainda não assistiu à volta de “Game of Thrones”. Sem falar, é claro, do ar de superioridade dos que ainda não se renderam à luta pelo Trono de Ferro.

A mesma internet que nos uniu também nos separa.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias