Tony Goes

Ousada e irreverente, série 'Girls' inovou até o fim

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aqui no Brasil estamos acostumados aos finais bem amarrados. Culpa das novelas, onde geralmente o vilão morre no último capítulo e todos os personagens bonzinhos vivem felizes para sempre.

Já nas séries americanas, a tendência é terminar de maneira surpreendente, deixando pontas soltas. "A Família Soprano" (HBO), por exemplo, acabou numa tela preta, antes do público saber se o protagonista seria morto ou não. Até hoje, dez anos depois, se discute online o que teria acontecido com ele.

O derradeiro episódio de "Girls" também desagradou muita gente. A série da HBO finalizou suas seis temporadas neste domingo (16), focando apenas em duas das quatro amigas originais: Hannah (Lena Dunham, também criadora do programa) e Marnie (Allison Williams). E saiu do ar sem responder a um monte de perguntas.

Hannah conseguirá algum dia realizar seu sonho de ser uma grande escritora? Encontrará um novo amor? E suas amigas, arranjarão marido / emprego / objetivo na vida? Jamais saberemos.

O elenco da série 'Girls'
O elenco da série 'Girls' - Reprodução

Lena Dunham defende o final meio aberto: as personagens estão chegando aos trinta anos. É impossível garantir que qualquer uma delas viverá feliz para sempre. Mais do que isto: não dá nem para mostrar que elas finalmente se tornaram adultas.

A própria Hannah se revela uma mãe egoísta e infantil. Nem a chegada de seu bebê fez com que ela amadurecesse. Só um pouquinho, como deixam crer os minutos finais. Dessa maneira, "Girls" encerrou seu ciclo do mesmo jeito que começou: derrubando barreiras e evitando clichês.

Logo de cara, a série se livrou da comparação com sua antecessora no mesmo canal, "Sex and  the  City", que também focava em quatro moças solteiras vivendo em Nova York. Só que, além de mais jovens, as moças de "Girls" também eram duras, vítimas da crise econômica e da própria falta de motivação.

"Girls" inovou também na forma. Nunca entrou no território das sitcoms tradicionais como "Friends", onde cada fala é uma piada. Não lhe faltaram momentos dramáticos, nem sequer lágrimas.

O elenco da série 'Girls'
O elenco da série 'Girls' - Reprodução

E as cenas de sexo e nudez? Realistas, feias, algumas até desagradáveis. Lena Dunham parecia fazer questão de exibir seu corpo totalmente fora dos padrões. Ainda inseriu no final uma sequência gratuita onde aparece totalmente pelada, só para reiterar seu ponto de que não está nem aí.

"Girls" foi muito criticada por ter quatro protagonistas brancas e privilegiadas (e o fato de metade do elenco ter pai famoso no showbiz não ajudou). Mas o fato é que mostrou uma juventude perdida e divertida ao mesmo tempo, que também existe por aqui. Por isto fez tanto sucesso.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias