Tony Goes

Nova temporada de 'Game of Thrones' mantém mistério sobre morte de Jon Snow

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não existem números oficiais, mas a estreia da 6ª temporada de “Game of Thrones” (HBO) no domingo (24) deve ter conquistado uma audiência planetária digna da entrega do Oscar.

Nas redes sociais, a sensação era de que o mundo inteiro correra para a frente da TV, ansioso pela resposta à pergunta que nos castiga há um ano: afinal, Jon Snow morreu ou não morreu? Como diria o seu Feliciano do “Zorra Total”: “mórreu”.

As primeiras cenas do episódio mostram o cadáver do antigo líder da Patrulha da Noite sendo recolhido pelos poucos aliados que lhe restaram. Mas eis que surge uma esperança: lá vem ela, Melisandre, a Mulher Vermelha!

Pare de ler por aqui se você não quer “spoilers”. Mas a própria divulgação feita pela emissora dava a suspeitar que a feiticeira teria um papel fundamental nesse capítulo de estreia —afinal, ele se chama “A Mulher Vermelha”.

Melisandre não foi a única mulher a receber destaque no retorno da série. “Game of Thrones” é riquíssima em personagens femininas, e todas elas tiveram suas tramas retomadas.

Daenerys percebeu que não vai ser fácil se livrar dos DothrakiMargery continua prisioneira do Alto Pardal. Arya continua cega. Sansa quase foi recapturada pelos homens de Ramsay, mas Brienne surgiu no último segundo para salvá-la.

E Cersei, ainda mal recuperada da “Caminhada da Vergonha”, recebeu a horrível notícia da morte de sua filha Myrcella. Pois é, não é mole ser mulher em Westeros e Essos.

Mas aqui vai um aviso às feministas de botequim, que reclamam do tratamento brutal que a mulherada recebe no programa: esperem para ver. Todas essas rainhas e guerreiras estão em pontos baixos de suas trajetórias, mas o jogo ainda não acabou.

Mas, e Jon Snow? Morreu para sempre? Quando essa pergunta já parecia superada, sir Davos soltou o que talvez seja uma pista do que está por vir. Ele lembrou que já vira Melisandre fazer coisas incríveis. Afinal, a mulher vermelha é seguidora de Rh’llor, o misterioso deus que dá a seus sacerdotes o poder de ressuscitar os mortos.

E, com esta pulga firmemente instalada atrás de nossas orelhas, entramos no quarto da feiticeira, onde novamente ela se despe diante de nossos olhos. Só que agora Melisandre se despe mesmo —pela primeira vez, a vemos tirando do pescoço sua gargantilha, onde brilha uma pedra rubra. A pedra se apaga, e, na tomada seguinte, Melisandre se revela como realmente é: uma velha decrépita, provavelmente com muitos séculos de idade.

Pronto, acabou, foi só isto. Os produtores e roteiristas de “Game of Thrones” conseguiram situar onde estão quase todos os protagonistas da série (faltou Bran Stark). Sem que de fato acontecesse muita coisa, é verdade: isto se chama folhetim, e é completamente viciante.

Jon Snow continua morto. Pelo menos até a semana que vem.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias