Tony Goes

Para variar, a corrida ao Oscar largou embolada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Helen Mirren é adorada por seus colegas. Tanto que o Sindicato dos Atores de Cinema e TV dos Estados Unidos (SAG, na sigla em inglês) lembrou dela duas vezes ao anunciar os indicados para sua premiação, uma das precursoras do Oscar. Dame Mirren foi lembrada como atriz principal por "A Dama Dourada" e coadjuvante por "Trumbo".

O curioso é que nenhuma das duas performances estava bem cotada nos sites especializados em previsões. Mas ela agradou aos que decidem quem vai ganhar o quê. Tanto que seu trabalho em "Trumbo" também foi lembrado pelo Globo de Ouro, cujas indicações foram anunciadas nesta quinta (10).

Nem de longe foi a única surpresa. Não são apenas as previsões que vêm se revelando furadas: também não há francos favoritos para quase nenhuma categoria, o que deixa a corrida aberta a muitos concorrentes. E, convenhamos, muito mais interessante.


Pode até dar "Mad Max: Estrada da Fúria". A ressurreição do guerreiro apocalíptico estreou em maio e foi bem de crítica e bilheteria. Mas parecia condenada ao esquecimento quando chegasse o final do ano e os filmes ditos mais "sérios". Só que não foi isto o que aconteceu: o National Board of Review, uma das muitas associações americanas que distribuem prêmios de cinema, escolheu o longa do veterano diretor George Miller como o melhor do ano. E o Globo de Ouro o incluiu entre os indicados para melhor drama, uma raridade para um filme de ação.

Por falar em NBR, um esclarecimento: o brasileiro "Que Horas Ela Volta?" NÃO ficou entre os cinco melhores filmes estrangeiros do ano apontados por este grupo. Ficou entre os seis. Explico: além da lista de cinco títulos que inclui a obra de Anna Muylaert, o NBR também deu seu prêmio de melhor estrangeiro do ano para o húngaro "Filho de Saul". Que igualmente foi lembrado pelo Globo de Ouro —e desse prêmio o brasileiro ficou de fora, infelizmente.

Vamos ver como o Oscar reage. De qualquer forma, o Brasil tem boas chances de ser indicado numa outra categoria, a de longa em animação. "O Menino e o Mundo" está muito bem avaliado pelos sites de previsões. Mas tem poucas chances de levar a estatueta: o favoritíssimo é "Divertida Mente", mais um mega sucesso planetário dos estúdios Pixar.

E quem será que vai levar o Oscar? Melhor filme talvez vá para "Spotlight - Segredos Revelados", que fala dos escândalos de pedofilia na Igreja Católica e tem elenco estelar. O filme agradou tanto ao SAG quanto ao Globo de Ouro, sinal de que a Academia também deve se comover. Mas não é um arrasa-quarteirão e muita coisa pode mudar até o final de fevereiro, quando acontece a cerimônia de entrega.

Tampouco está garantido o troféu de Leonardo Di Caprio, que fatalmente será indicado por seu papel em "O Regresso". Leo foi esnobado nas outras quatro vezes em que chegou entre os finalistas, mais ou menos porque já é lindo e rico o suficiente. Mas seu talento é inegável, e dizem que ele está ótimo neste novo filme do mexicano Alejandro G. Iñárritu.

Haverá justiça no Oscar? Mas quando foi que houve?


Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias