Tony Goes

Valesca Popozuda quer tirar o sub de sua celebridade

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Pode alguma coisa ser horrível e fabulosa ao mesmo tempo?

Estou falando de "Beijinho no Ombro", o vídeo que Valesca Popozuda lançou logo depois do Natal e que, menos de duas semanas depois, já soma quase dois milhões de visualizações.

É o primeiro clipe "oficial" da moça (apesar de ela ter, faz tempo, um canal próprio no YouTube, com o nome bem menos provocante de Valesca Santos). Custou quase R$ 400 mil, como sua assessoria não se cansa de dizer. Ainda assim o resultado é meio tosco. Mas é divertido, sem dúvida. Sexy e vulgar ao mesmo tempo.

Depois de quase uma década batalhando às margens do showbiz brasileiro, Valesca cansou da subcelebridade. Ela agora quer ser "mainstream". Quer ser aceita pela classe média. Quer ser convidada para shows da virada e camarotes de cervejaria.

Para isto suavizou o tom: a nova música não tem a grossura explícita de pérolas como "Hoje Eu Não Vou Dar, Vou Distribuir" ou a ainda mais pesada "Mama" –um dueto pornô ao lado de Mr. Catra.

Isto não significa que a letra de "Beijinho no Ombro" não seja agressiva e desbocada. É uma versão do morro para "Show das Poderosas", o hit avassalador que levou Anitta ao estrelato.


Aliás, quase toda a mídia está comparando as duas. Mas a esperta Valesca já descarta a suposta rivalidade: "Anitta é pop, eu sou funkeira".

É verdade: a primeira é quase um produto de laboratório, escolhida depois de testes exaustivos e lapidada pelos melhores profissionais do ramo. Já Valesca praticamente construiu a si mesma, a partir de quase nada.

Até sua beleza é conquistada: ela se gaba das próteses colossais nos seios e nas nádegas. Também se orgulha, com mais razão, de ser uma autêntica representante das favelas cariocas. Uma guerreira! Sim, há uma mensagem de autoempoderamento feminino em Valesca Popozuda –tanto que ela já rendeu assunto até para uma tese de mestrado na UFF (Universidade Federal Fluminense).

Mas será que o "mainstream" está pronto para recebê-la? Difícil imaginá-la cantando com Roberto Carlos no próximo especial de fim de ano. Se bem que ela já deve estar fechando apresentações em boates de mauricinhos, que pouco tempo atrás lhe torciam o nariz.

Até que demoramos para embarcar na onda das divas cachorras que sacode o planeta. Na boa, qual é a grande diferença entre Rihanna e Valesca Popozuda? Alguns milhões de dólares na produção, mais nada.

Sem educação formal mas com algum poder aquisitivo, Valesca Popozuda é a musa imperfeita deste verão abrasador que estamos vivendo. Ou talvez seja perfeita mesmo: afinal, ela é a cara do Brasil de hoje.


Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

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