Tony Goes

"Conversão" de Datena mostra o espanto da mídia com as manifestações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Você é a favor de protesto com baderna?" A pergunta era retórica, como costumam ser nas enquetes telefônicas do "Brasil Urgente" (Band). O que o apresentador José Luiz Datena queria era apenas confirmar o aval do público para sua própria opinião.

E levou um susto no ar, ao vivo e em cores em transmissão nacional. O "sim" ganhou por 2.179 votos --mais do que o dobro do "não", que teve apenas 915. A cara de espanto de Datena logo se transformou em "meme" nas redes sociais, e viralizou.

Meme de Nana Gouvêa volta a aparecer na internet em manifestações em SP
Vídeo mostra homem dançando Bee Gees durante protestos em SP; assista

A pesquisa foi feita em seu programa de quinta-feira passada (13), quando boa parte da população ainda estava contra as manifestações do movimento Passe Livre. Mas esta maré já estava mudando, tanto que apanhou de surpresa um profissional experiente como Datena.

Naquela mesma noite, o caldo transbordou em São Paulo, com a PM reprimindo de forma brutal um protesto até então pacífico. No dia seguinte, Datena criticou duramente a polícia e se disse emocionado com as imagens das pessoas nas ruas.

A virada de casaca do mais conhecido jornalista policial do país, famoso por suas posições reacionárias, é emblemática do que acontece na mídia como um todo, e em especial na TV.

O movimento contrário ao aumento das passagens de ônibus surgiu de repente e comportou-se muito mal num primeiro instante, com depredações injustificáveis. Mas já cresceu tanto que extrapolou seu objetivo inicial.


Agora está canalizando a insatisfação generalizada que permeia o Brasil de norte a sul. A euforia dos anos Lula deu lugar ao desencanto dos anos Dilma. Os brasileiros perderam a paciência com a inépcia e a corrupção, e os órgãos de comunicação ainda não sabem como lidar com isto.

No sábado (15), a Globo deu pouco destaque à vaia que Dilma e Joseph Blatter, o presidente da FIFA, levaram do público presente ao estádio Mané Garrincha durante a abertura da Copa das Confederações. A emissora chegou a cortar essa vaia do material que distribuiu a outros veículos; só a restaurou depois que o UOL reclamou.

Algo parecido aconteceu em 1984, durante a campanha pelas Diretas Já. As primeiras passeatas tiveram pouquíssima cobertura. Só quando reuniram milhões de pessoas é que ganharam destaque na tela da TV.

Ainda é cedo para dizer se estamos vivendo um momento semelhante. Manifestações e até greves estão sendo convocadas em todos os estados, mas dependem da adesão popular e da repressão do Estado (que, se for desproporcional, pode até ajudar o movimento a crescer, como aconteceu na Turquia e está acontecendo em São Paulo).

Para alguns setores da mídia, o "timing" não podia ser pior. Afinal, há um grande campeonato de futebol em curso, patrocinado por marcas que exaltam a alegria de ser brasileiro e enfeitado por humoristas que tentam achar graça onde ela não existe.

Mas agora também existe a internet, e toda uma geração que está sentindo pela primeira vez o "frisson" de ir para as ruas. Uma nova realidade, que está atingindo a imprensa tradicional feito balas de borracha. O jeito é correr atrás, sob o risco de ser atropelado pelo Facebook e pela marcha inexorável da história.

Bem-vindos a 2013. Aproveitem, vocês talvez não cheguem a 2014.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias